<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var raio = 10;
var xAleatorio;
var yAleatorio;
function desenhaCirculo (x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor ;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
function desenhaAlvo (x,y) {
desenhaCirculo(x, y, raio+20, 'red');
desenhaCirculo(x, y, raio+10, 'white');
desenhaCirculo(x, y, raio, 'red');
}
function sorteiaPosição (maximo) {
return Math.floor(Math.random() * maximo);
}
function exibeCirculo() {
limpaTela();
xAleatorio = sorteiaPosição(600);
yAleatorio = sorteiaPosição(400);
desenhaAlvo(xAleatorio, yAleatorio);
}
function dispara(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
console.log(evento);
if((x > xAleatorio - raio)
&& (x < xAleatorio + raio)
&& (y > yAleatorio - raio)
&& (y < yAleatorio + raio)) {
alert('Acertou');
}
}
tela.onclick = dispara();
setInterval(exibeCirculo, 1000);
</script>