Bom dia pessoal! Estou com uma dúvida sobre um cálculo que preciso fazer, tenho duas colunas, uma com o nome do material e outra com a quantidade usada, no caso desses dois itens preciso dividir o valor de um pelo outro.
Bom dia pessoal! Estou com uma dúvida sobre um cálculo que preciso fazer, tenho duas colunas, uma com o nome do material e outra com a quantidade usada, no caso desses dois itens preciso dividir o valor de um pelo outro.
Oi, Jéssica, tudo bem?
Desculpe a demora em te responder!
Para dividir os valores de uma mesma coluna no Tableau, você pode criar um cálculo personalizado usando a funcionalidade de fórmulas do Tableau, seguindo os passos abaixo:
Abra o Tableau e conecte-se aos seus dados.
Arraste a coluna que deseja dividir para o painel de visualização.
Crie um novo cálculo personalizado para realizar a divisão. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse no painel de dados, vá em "Criar Campo Calculado" (ou "Create Calculated Field", dependendo da versão do Tableau).
Na janela de criação de campo calculado, dê um nome ao cálculo e, em seguida, insira a fórmula para a divisão. A fórmula deve ser escrita usando a sintaxe do Tableau. Por exemplo, se você deseja dividir a coluna "Valor A" pela coluna "Valor B", a fórmula seria:
[Valor A] / [Valor B]
Clique em "OK" para criar o cálculo personalizado.
Agora, arraste o cálculo personalizado para o painel de visualização, em vez da coluna original. Isso mostrará os valores resultantes da divisão.
Lembre-se de que, ao criar um novo cálculo, ele estará disponível apenas para a planilha ou painel atual. Se você deseja usar o cálculo em outros projetos ou pastas de trabalho, convém salvá-lo como um campo calculado global. Para isso, clique com o botão direito do mouse no cálculo personalizado na lista de campos e selecione "Adicionar ao Repositório de Campos". Dê um nome significativo e, a partir de então, você poderá acessar esse cálculo em outras planilhas e painéis dentro do Tableau.
Vale ressaltar que a fórmula acima é apenas um exemplo de como você pode criar a expressão para o seu projeto, por isso, é importante adapatar e testar com os seus dados.
Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, não hesite em postar no fórum.
Abraços!