1
resposta

Dividir o CSS em vários documentos ou não?

Oi, gente :)

Estou com uma dúvida cruel. Estava pensando aqui, se um site tem a parte de home, produtos e contato, o ideal seria dividir o CSS para cada uma dessas páginas ou deixar em um só documento?

E se dividir, tem chances do site ficar lento devido aos vários documentos CSS ou não? E além disso, se temos um <nav> e um<footer>que se repete em todas essas páginas do site, é legal criar um CSS a parte, só para eles?

Muito obrigada (e desculpa por tantas perguntas lkkkk)

1 resposta

Quando eu fiz este curso, também tive a mesma dúvida, e recebi uma resposta que para mim fez sentido: No momento que você está desenvolvendo o site, é mais fácil você fazer em arquivos separados, assim como, é mais fácil também de separar um arquivo apenas com o header e footer, já que eles irão se repetir nas três páginas, então fica mais fácil na hora de alterar algo, pois você altera em apenas um documento, e então referencia através da tag link este mesmo css do header e footer nas três páginas.

Porém, como você comentou, o site pode ficar um pouco mais lento, já que ele tem mais arquivos para carregar, mesmo que estes arquivos sejam pequenos. Como o projeto é relativamente pequeno, não da pra perceber muita diferença, mas em projetos maiores, faz muita diferença.

Solução (opinião): Quando estiver desenvolvendo, faça separado, para ficar mais legível o que está sendo feito, e não se perder tanto, mas caso coloque em produção, ou quando terminar o projeto, o ideal seria colocar tudo em um mesmo arquivo, para uma melhor performance do site.