9
respostas

divergência na área de Controle de Código-Fonte do VS Code

Boa noite.
Se alguém puder me ajudar, agradeço muito pois estou enfrentando muitas dificuldades nestas aulas de Git e GitHub.
Tive vários problemas e dúvidas na instalação do Git e resolvi deletar a pasta "tecboard" e substituí por uma pasta nova "teboard_b".
Segui passo a passo a aula mas me deparei com as seguintes dificuldades:

• os arquivos não ficaram azuis.
  • após o primeiro commit, ao pedir o git log, apareceu (HEAD -> master) e não (HEAD -> main) como apresentado no vídeo da professora.
  • ao fazer a alteração do título conforme a aula, a modificação não apareceu na parte lateral do VS Code, conforme images:
    Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade controle do código fonte do VSC

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade terminal git commit

9 respostas

E aí, Sadao!

Cara, sobre os arquivos não ficarem azuis, provavelmente o Git não foi inicializado na pasta nova. Como você criou outra (teboard_b), precisa rodar de novo:

git init

Aí o VS Code começa a reconhecer as alterações.

Sobre o (HEAD -> master) em vez de main, é só diferença de versão/configuração do Git, se quiser deixar igual ao da aula, dá pra mudar com:

git branch -M main

Agora essa parte da alteração não aparecer no VS Code geralmente é uma dessas coisas:

• você esqueceu de salvar o arquivo
  • não está na pasta certa
  • ou o Git não tá ativo nela

Testa rodar:

git status

Se aparecer a modificação ali, então tá tudo certo com o Git.

Se ainda travar, manda o git status aí que dá pra ver melhor.

Valeu!

Obrigado Cassiano.
Vou fazer as verificações.

Cassiano.
Resolvi refazer tudo do zero mas não deu certo. Poderia me dizer o que estou fazendo de errado, por favor?
reinstalei o git, novo user name e novo email e inclusive renomeei a pasta.
deu tudo certo até o git init (os arquivos não ficaram azuis).
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Imagem do terminal VSCode iniciando a pasta do projeto "tecboard_c"
Os arquivos não ficaram azuis:
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Imagem do Explorador do VS Code
Inclusive o git status diz que o working tree está vazio

Dei uma olhada nos seus prints e acho que encontrei o problema.

Você deu git init dentro da pasta tecboard_c, mas no VS Code você está com a pasta CURSO_FEND aberta.

Ou seja, o Git está funcionando dentro da subpasta, mas o VS Code está olhando um nível acima — por isso os arquivos não ficam azuis.

Pra resolver, tenta abrir direto a pasta tecboard_c no VS Code (File > Open Folder).

Acredito que assim ele deve reconhecer o repositório certinho.

ok. vamos tentar e te darei um retorno.
obrigado

Boa tarde Cassiano.
Fiz o que recomendou mas a situação não mudou.
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade tela do VSCode
O que eu percebi é que mesmo reinstalando o Git e usando um novo usuário e email, existe um commit, dos mesmos arquivos, do usuário anterior. Não sei se me fiz entender mas segue a imagem
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Imagem demostrando os arquivos que foram confirmados pelo usuário anterior SadaoM
Como pode ações do usuário antigo se manter no VSCode? Como podemos apagar este histórico?

Fala, Sadao!

Cara, que loucura, né hahahaha. Estou tentando a dizer que pode ser algo relacionado a estar na pasta do OneDrive. Uma época eu tive problemas por que meu nome de usuário do windows tinha espaço, tipo "Nome Sobrenome"

Quando você rodou git init, o próprio terminal mostrou “Reinitialized existing Git repository”. Isso significa que já existia uma pasta .git ali, então o Git só reutilizou o repositório antigo, mantendo todo o histórico (inclusive os commits com o usuário anterior).

Sobre aparecer o nome “SadaoM”, isso acontece porque os commits guardam o usuário que foi configurado no momento em que foram criados. Ou seja, commits antigos continuam com o usuário antigo, e os novos vão usar o seu usuário atual.

Se você quiser realmente começar do zero, precisa apagar a pasta .git dentro do projeto. No Windows, pode usar:

rmdir /s /q .git

Depois disso:

git init
git add .
git commit -m "initial commit"

Aí sim você terá um repositório totalmente novo, sem histórico anterior.

Cara, e te dou outra dica, joga essas informações no Claude ou ChatGPT que eles vão te guiando passo a passo.

Bom dia Cassiano.
aprendiz sofre né!? ainda mais aprendiz velho que nem eu...rsrs
andei pesquisando alguns comandos em tutoriais no youtube e acabei apagando todo o meu projeto....vc acredita!
mas foi bom porque vou reiniciar o projeto do zero. Todo o html e o CSS. vai ser bom pra treinar.
quanto ao comando rmdir /s /q .git eu testei aqui mas deu uma mensagem inesperada.
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade imagem da tela do terminal vscode
Mesmo reiniciando o projeto acredito que terei a mesma dificuldade no Git por que acho que ele guarda informações anteriores.
quando voltar a este ponto eu te digo se deu certo.
Muito obrigado pela sua atenção e paciencia.
abs

Bom dia, Sadao!

Cara, estamos na mesma então, eu sou 40ão e voltei a estudar tudo da base. Entrei de paraquedas em programação e não tive tempo de aprender a base, agora, com a IA dominando tudo, voltei ao "caderno", nesse caso, pra Alura haha

É assim mesmo, eu lembro que uma vez tive um problema com git/github que nem um amigo dev senior conseguiu resolver. Tive que ir pro stack overflow e só depois de muita pesquisa consegui resolver.

Eu acho que eu cheguei no meu limite pra te ajudar, não sei mais o que dizer. Tenta criar uma pasta na área de trabalho, cria só um index.html e link com um repositório no github, eu tenho a impressão que pode ter relação com você estar na pasta do OneDrive.

Boa sorte! Abraço!