4
respostas

divergência na área de Controle de Código-Fonte do VS Code

Boa noite.
Se alguém puder me ajudar, agradeço muito pois estou enfrentando muitas dificuldades nestas aulas de Git e GitHub.
Tive vários problemas e dúvidas na instalação do Git e resolvi deletar a pasta "tecboard" e substituí por uma pasta nova "teboard_b".
Segui passo a passo a aula mas me deparei com as seguintes dificuldades:

• os arquivos não ficaram azuis.
  • após o primeiro commit, ao pedir o git log, apareceu (HEAD -> master) e não (HEAD -> main) como apresentado no vídeo da professora.
  • ao fazer a alteração do título conforme a aula, a modificação não apareceu na parte lateral do VS Code, conforme images:
    Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade controle do código fonte do VSC

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade terminal git commit

4 respostas

E aí, Sadao!

Cara, sobre os arquivos não ficarem azuis, provavelmente o Git não foi inicializado na pasta nova. Como você criou outra (teboard_b), precisa rodar de novo:

git init

Aí o VS Code começa a reconhecer as alterações.

Sobre o (HEAD -> master) em vez de main, é só diferença de versão/configuração do Git, se quiser deixar igual ao da aula, dá pra mudar com:

git branch -M main

Agora essa parte da alteração não aparecer no VS Code geralmente é uma dessas coisas:

• você esqueceu de salvar o arquivo
  • não está na pasta certa
  • ou o Git não tá ativo nela

Testa rodar:

git status

Se aparecer a modificação ali, então tá tudo certo com o Git.

Se ainda travar, manda o git status aí que dá pra ver melhor.

Valeu!

Obrigado Cassiano.
Vou fazer as verificações.

Cassiano.
Resolvi refazer tudo do zero mas não deu certo. Poderia me dizer o que estou fazendo de errado, por favor?
reinstalei o git, novo user name e novo email e inclusive renomeei a pasta.
deu tudo certo até o git init (os arquivos não ficaram azuis).
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Imagem do terminal VSCode iniciando a pasta do projeto "tecboard_c"
Os arquivos não ficaram azuis:
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Imagem do Explorador do VS Code
Inclusive o git status diz que o working tree está vazio

Dei uma olhada nos seus prints e acho que encontrei o problema.

Você deu git init dentro da pasta tecboard_c, mas no VS Code você está com a pasta CURSO_FEND aberta.

Ou seja, o Git está funcionando dentro da subpasta, mas o VS Code está olhando um nível acima — por isso os arquivos não ficam azuis.

Pra resolver, tenta abrir direto a pasta tecboard_c no VS Code (File > Open Folder).

Acredito que assim ele deve reconhecer o repositório certinho.