Olá, tenho as seguintes duvidas:
- DIV X SPAN
- VALUE X TEXTCONTENT
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, tenho as seguintes duvidas:
Fala Igor, tudo bem?
Vamos lá, a tag <span> geralmente é usada para agrupar elementos em linha no html. A tag <div> geralmente é utilizada para criar uma divisão ou uma seção em um documento HTML. Geralmente utilizamos <span> para textos ou palavras, e <div> para conteúdos mais completos, veja um exemplo:
<div>
<div id="userbar">
Hi there, <span class="username">Chris Marasti-Georg</span> |
<a href="/edit-profile.html">Profile</a> |
<a href="https://www.bowlsk.com/_ah/logout?...">Sign out</a>
</div>
<h1><a href="/">Bowl<span class="sk">SK</span></a></h1>
</div>Veja que usamos a <div> para englobar todo um conteúdo, e usamos <span> para um texto em specifico (que geralmente fazer isso para estilizar somente aquela parte do texto para que fique diferente do restante do texto).
A diferença entre value e textContent é que textoContent nos retornará todo texto que estiver dentro de uma abertura e fechamento de tag, como por exemplo
<p>Esse é o meu texto</p>Se dermos um textContent nesse <p>, será retornado Esse é o meu texto, porém se utilizarmos isso em um input que não possui fechamento de tag, nos retornará uma string vazia, então nesses casos que não queremos pegar o conteúdo daquela tag e sim o valor, utilizamos value.
Espero ter ajudado, bons estudos :D
Excelente explicação, Muitissimo obrigado Matheus.