Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Distribuições para cloud computing.

Boa noite poessoal. Sou formado na área de redes mas nunca atuei profissionalmente. Estou fazendo o curso para me atualizar e me recolocar no mercado de trabalho. É provavel que encaminhe meus estudos para a computação em nuvem. A minha dúvida é sobre quais distribuiões Linux são mais usadas nas máquinas virtuais da Amazon, Google e outras? Obrigado.

2 respostas
solução!

Olá Jones, tudo bem?

Normalmente são usadas soluções corporativas como o Red Hat ou CentOS (versão open-source do Red Hat), Debian e SuSE.

No geral não tem tantas diferenças, mas se pretende se tornar fluente em vários sistemas diferentes, sugiro conhecer o funcionamento dos principais gerenciadores de pacotes como o apt do Debian (e derivados como o Ubuntu), zypper do SuSE e openSuSE, yum do RedHat e CentOS. Porém não são grandes as diferenças de uso, msa varia em relação a quais são os programas e quais as versões mais recentes desses porogramas. Sinceramente essa parte não é difícil. E ver sobre instalação de pacotes .deb e .rpm

É importante também saber compilar programas a partir dos arquivos fonte.

Por fim, não sei se já consegue utilizar uma distribuiçaõ Linux normalmente, mas caso ainda não esteja muito familiarizado com o assunto, tem este curso e este que são mais voltados para o uso no dia a dia do Linux. Se ainda não conhece bem, sugiro fazer esses dois cursos na ordem antes da formação para a certificação.

Bom, desculpe se falei um monte coisas que já sabia, mas espero ter ajudado!

Obrigado pela resposta. Foi muito esclarecedor