1
resposta

Distribuição de frequencia do Residuo

No penúltimo vídeo do curso fizemos o plot da Distribuição de frequência do resíduo do modelo que estávamos trabalhando, entretanto, não ficou claro pra mim o motivo de ele ser uma curva simétrica. Sei a definição do resíduo, mas não consegui fazer a ligação do porque plotar esse tipo de gráfico para ele e porque o ideal é a simetria (caso, fosse assimétrico, o que deveria ser feito?)

1 resposta

Vamos ver se posso ajudar.

Se tratando de regressão linear e do MQO, os modelos são gerados com base em algumas suposições, uma delas é normalidade dos resíduos. Normalmente não se observa a distribuição graficamente, só aplica algum teste de normalidade para verificação.

Nesse caso, quando a distribuição dos resíduos não for normal, é um indicativo de problema no modelo, como heterocedasticidade e/ou autocorrelação serial. Problemas estes que invalidam o modelo.

A questão de ser simétrico, é simplesmente pelo motivo da distribuição normal ser simétrica.

Em caso de problemas com a normalidade dos resíduos, você teria que investigar o motivo e corrigir. Exemplo: Se o problema for por motivo de autocorrelação no tempo, pode ser adicionado um processo autorregressivo na modelagem na tentativa de correção, mas sem garantias de êxito.

Espero ter ajudado.