Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Distribuição CentOS

Oi, boa noite. Estou querendo utilizar o CentOS, há algum problema por não ser o Ubuntu. Sou iniciante do Linux, e quero aprender a utilizar mais para montagem de servidores linux.

6 respostas

Boa noite Issac, blz?

Você quer usar o CentOS em seu computador pessoa? ou em uma VM/Container?

Quero usar no computador pessoal.

Já que quer utilizar uma distribuição baseada no RedHat use o Fedora, é equivalente ao CentOs mas voltado para desktops e não servidores. Com ele você terá interface gráfica e a maioria dos programas encontrados no Ubuntu.

solução!

Isaac, problema não tem, mas é tudo relativamente mais simples no ubuntu e derivados. Se você está aprendendo (outras coisas que não infra, como programação, front-end, etc), cria uma vm pra fazer os testes nela, porque o CentOS precisa de algumas configurações e, eventualmente, você pode se deparar com a falta de uma configuração no CentOS e achar que é problema na sua aplicação (curso que você estiver fazendo).

Se você gosta mesmo dos RedHat based, usa, como o Leonardo falou, uma versão do Fedora, que também é mais amigável e demanda menos configurações.

Deixando claro, que nada impede que você use o CentOS. Se você manda bem nele e desenrola a maioria dos pequenos "problemas" que podem surgir por demandar configurações de aplicativos, como jvm, servidor apache, bd, etc, pode seguir com ele sem problemas. Pra aprender Linux, melhor usar ele mesmo, assim já vai quebrando a cara logo e aprendendo na marra... hehe

Abraço.

Muito obrigado, Manoel e Leonardo, os comentários ajudaram muito. Vou usar o CentOS e aprender na marra kkk.

Bom utilizo o CentOS em um servidor IBM na minha casa. Quando se tem a base do Linux, é possível utilizar qualquer distribuição. Abraços

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software