Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Distrações na internet e foco nos estudos

A que mais tira meu foco é distração na internet, principalmente celular, notificações e ficar alternando entre várias abas enquanto estudo. Às vezes não é nem falta de tempo, é a atenção que vai sendo quebrada aos poucos.

Uma barreira que eu também incluiria é a ansiedade de querer resolver tudo ao mesmo tempo. Isso me faz pensar em várias tarefas pendentes enquanto estou tentando estudar, e acabo perdendo concentração.

No meu caso, para lidar com isso, eu posso:

• deixar o celular longe durante o estudo;
  • estudar em blocos curtos com foco total;
  • anotar as pendências para tirar da cabeça;
  • separar um horário fixo para aprender sem interrupções.
1 resposta

Oi, Kelvin! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei da sua análise sobre as distrações na internet e a ansiedade de querer resolver tudo ao mesmo tempo. Você identificou com clareza as barreiras que impactam sua concentração e propôs estratégias práticas para lidar com elas, o que demonstra autoconhecimento e disciplina no processo de aprendizagem. Continue desenvolvendo esses hábitos, pois eles contribuem para manter o foco e a constância nos estudos.

Dica: antes de iniciar cada sessão de estudo, defina uma única meta para aquele período e anote qualquer pensamento ou tarefa que surgir durante o processo. Assim, você reduz interrupções mentais e mantém a atenção na atividade atual.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!