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"Disparando contra um alvo"

Já refiz o código (diversas vezes), e continuo sem sinalizar quando o disparo acerta o alvo. E eu gostaria de saber, se teriam como me explicar o por que da condição do "if" ser essa? Eu "entendi", mas fiquei inseguro.

Desde já agradeço!

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector ('canvas');
    var pincel = tela.getContext ('2d');
    var raio = 10;
    var xAleatorio; 
    var yAleatorio;

    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect (0,0,600,400);

    function desenhaCirculo (x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath ();
        pincel.arc (x, y, raio, 0, 2*Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela () {

        pincel.clearRect (0,0,600,400);
    }

    function desenhaAlvo (x,y){

        desenhaCirculo (x,y,raio+20,'red');
        desenhaCirculo (x,y,raio+10,'white');
        desenhaCirculo (x,y,raio,'red');
    }   

    function sorteiaPosicao (maximo) {
        return Math.floor(Math.random ()*maximo);

    }

    function atualizaAlvo () {
        limpaTela();
        xAleatorio = sorteiaPosicao (600);
        yAleatorio = sorteiaPosicao (400);
        desenhaAlvo(xAleatorio,yAleatorio);

    }

    setInterval(atualizaAlvo,2000);

    function dispara (evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pagey - tela.offsetTop;
        //funçoes responsaveis por informar onde esta sendo clicado, coordenadas dos clicks

        if((x > xAleatorio - raio)
        && (x < xAleatorio + raio)
        && (y > yAleatorio - raio)
        && (y < yAleatorio + raio)) {

            alert('Acertou!!!');
        }
    }

tela.onclick = dispara;

</script>
1 resposta

O problema está na função dispara. Há um erro de digitação na variável evento.pagey. Deve ser evento.pageY.

function dispara (evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        //funçoes responsaveis por informar onde esta sendo clicado, coordenadas dos clicks

       //Restante do código....
}

O if verifica se as coordenadas do mouse estão dentro do círculo alvo baseando-se no plano cartesiano do canvas