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resposta

Disparando contra o alvo.

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector("canvas");
    var pincel = tela.getContext("2d");

    pincel.fillStyle = "lightgray";
    pincel.fillRect(0,0,600,400);

    var raio = 10;
    var xAleatorio;
    var yAleatorio;

    function desenhaCirculo(x,y,raio,cor){
        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x,y,raio,0,2*Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela(){
        pincel.clearRect(0,0,600,400);
    }

    function desenhaAlvo(x,y){
        desenhaCirculo(x,y,raio+20,"red");
        desenhaCirculo(x,y,raio+10,"white");
        desenhaCirculo(x,y,raio,"red");
    }

    function sorteiaPosicao(maximo){
        return Math.floor(Math.random() * maximo);
    }

    function atualizaTela(){
        limpaTela();
        xAleatorio = sorteiaPosicao(600);
        yAleatorio = sorteiaPosicao(400);
        desenhaAlvo(xAleatorio,yAleatorio);
    }

        setInterval(atualizaTela,3000);

    function dispara(evento){
        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageU - tela.offsetTop;

        if((x > xAleatorio - raio)
        && (x < xAleatorio + raio)
        && (y > yAleatorio - raio)
        && (y < yAleatorio + raio)){
            alert("Acertou!")
        }
    }

    tela.onclick = dispara;
</script>

Estava fazendo a aula 5 da sessão 5 de lógica de programação pratica com desenho e animações em jogo e a finalidade da aula era fazer um jogo, quando clicasse no meio do alvo um alert iria ser chamado, todas as funções do código já estão funcionando, a única coisa agora é saber o porquê de quando eu acerto o alvo não aparece o alert. Se puderem me ajudar.

1 resposta

Boa tarde Silas,

O erro está nessa linha:

var y = evento.pageU - tela.offsetTop;

O correto é:

var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

Exemplo corrigido

Abraços