Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Discussão] Virtualização, Containers e wsl

Oi gente, tudo bem?

Estou terminando o curso de Vagrant e brotaram algumas questões.

Com o wsl e principalmente com o wsl2, a gente pode dizer que aquelas camadas do processo de virtualização estão mais enfraquecidas? Quero dizer, agora podemos usar o wsl e a container engine como camadas principais em cima da infraestrutura mesmo em uma máquina windows, certo? Obviamente tudo depende de projetos, empresas e como as pessoas organizam seus trabalhos, mas gostaria de saber o que vocês acham dessas possibilidades.

Como ainda não trabalho no dia a dia com essas ferramentas em específico, gostaria de saber de quem tem mais experiência se na vida real a mudança existe mesmo e facilita o trabalho e se vocês acham que mais pro futuro vai se tornar algo essencial ou se já é algo essencial. Ou na real é meio que uma ferramenta a mais que só é utilizada em casos muito pontuais?

Abraços.

2 respostas
solução!

Opa!

Há casos e casos. Em produção, você vai ter a ideia de VM e Container complementares, não excludentes.

Dependendo do projeto, você irá usar as VM's para resolver. Principalmente, para serviços de TI, como active directive, e outros.

Para aplicações, você vai ver mais o uso de containêrs. Então, as duas opções são amplamente utilizadas, e vale dominar as tecnologias.

O WSL não inviabiliza o uso também do Hyper-V, como citado acima.

Abraço.

Valeu pela resposta, Vinicius!

Realmente, parando pra pensar mais um pouco existe essa vantagem de usar as ferramentas em conjunto pra resolver diversos problemas, né? Faz muito sentido serem complementares e não excludentes. De novo, valeuzão pela resposta.

Abraço.