Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

[discussão] UX x Design

Conheço pouco sobre a área de UX em si, mas o próprio Don Norman fala que é necessário ter um cuidado em relação às diferenças entre UX e design, dizendo que muitas vezes é comum pensarem que UX se resume ao design de algo.

Como vocês analisam as abordagens citadas no curso em um contexto mais amplo? Fico ainda com a sensação de que estamos mais próximos do conceito de usabilidade/design do que de ter a visão mais abrangente de UX. Aceito recomendações de texto, e esse post é mais uma tentativa de discutir do que sanar uma dúvida. Obg

6 respostas
solução!

Oi Kaê, tudo bem? A abordagem do curso inicial realmente não te direciona muito bem nesse sentido e isso vai ficando mais claro no curso de UX Strategy e demais...

A questão é que Design no sentido de UI é apenas uma parte da UX geral. A UX em si, não chega a falar de cores, fontes, aspectos visuais por que ainda não é o momento.

Existe até mesmo a separação de UI Designer e UX Designer, por que o UX abrange até mesmo a comunicação... "Será que meu cliente ou pessoa que usa o meu serviço foi atendida de forma satisfatória e se sentiu bem?". "Será que no meu site ele encontra tudo que precisa?", "Será que a minha sala de espera é confortável o suficiente?".

Tudo isso é experiência, entende?

Entendo. A questão era exatamente essa. Inicialmente é difícil fazer essa separação entre o que é conceito de UX e como aplicar as técnicas no geral e não somente em algo específico como na UI de algum app ou site.

Boa, isso mesmo! Se precisar de algo mais, é só chamar!

Olá Kaê!

Minha opinião...

Acredito que UX e Design se somam, pra quem tem conhecimento na área de programação (Back End e Front End) ganha uma outra visão na hora de codar, pelo menos foi o que aconteceu comigo.

Na hora de programar, nós (programadores) geralmente temos aquela visão de que "se tá funcionando, tá ok" e não é bem assim...

Um exemplo clichê é, uma pessoa mais idosa utilizando um Smartphone... Ela irá se sentir perdida nos primeiros contatos, coisa que uma criança de hoje em dia está super familiarizada e tem mais desenvoltura no manuseio de um Smartphone e suas aplicações.

Resumindo, você além de pensar na parte do código, tem que pensar na usabilidade, facilidade e design, para que seu projeto possa ser facilmente utilizado.

Oi, 3runela!

Concordo com vc na questão de somar experiências e mudar a visão dentro do processo de desenvolvimento.

Inclusive eu vejo como algo muito vantajoso realizar um design centrado no usuário. Acredito que falta muito isso nos projetos de tecnologia em geral, muito pelas demandas aceleradas ou pela prepotência de achar que o que pensamos é o melhor pro usuário ou mesmo falta de interesse de quem comanda os projetos.

Mas também tenho entendido que design de UX é algo que vai contemplar muito mais do que uma UI bonita e funcional. Acho que tem que existir uma sinergia entre todas as formas de contato do usuário com o produto e isso deve cativar o usuário pra plataforma, etc etc. Acho que um bom exemplo disso é o trabalho desenvolvido pela nubank.

Todas as mídias deles giram em torno da mesma abordagem com os clientes. Levando em conta o público que eles tem, que até onde eu sei é jovem. Isso acaba transparecendo no app também.

Sensacional as adições de vocês :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software