1
resposta

Discussão: Netflix services VS Spring Cloud Gateway

Fala Galera, Fala Instrutor Arthur!

Estou abrindo este tópico mais para ver se a galera pode falar um pouco da experiência ou de pesquisas a respeito da diferença dos serviços providos pela Netflix para o Spring com o Gateway "nativo" vamos dizer assim.

Eu entendi por exemplo que o Zuul 2.x é mais completo e possuí suporte para "non-blocking API" e Filters, coisa que não tinha no 1.X. Pelo que entendi, "blocking" e "non-blocking" é que o blocking tem um lyfecicle feito com uma thread que starta do início ao fim com uma requisição, e o non-blocking é uma thread que suporta um pool de requisições, seria isso??

Já o Spring Cloud Gateway é mais "basicão" ao Zuul 2 porém oferece tudo.

Fiquei meio confuso com os conceitos de Spring Reactor e esse Blocking propriamente dito.

Se o pessoal puder dar uma pincelada ou apontar um lugar que tenha esse conteúdo bem explicado eu ficarei muito grato.

Valeu!

1 resposta

Olá André, tudo bem?

É muito interessante ver que você está buscando entender as diferenças entre os serviços providos pela Netflix e pelo Spring com o Gateway "nativo". É importante entender que cada ferramenta tem suas particularidades e pode ser mais adequada para determinadas situações.

Sobre a diferença entre "blocking" e "non-blocking", você está correto em sua definição. O "blocking" é quando uma thread é usada para processar uma única requisição do início ao fim, enquanto o "non-blocking" é quando uma thread pode processar várias requisições em um pool.

O Spring Cloud Gateway é uma ferramenta mais recente e, por isso, pode ser considerada mais "basicão" em relação ao Zuul 2. No entanto, ele oferece uma arquitetura mais flexível e escalável, além de ser mais fácil de configurar e personalizar.

Sobre o Spring Reactor, ele é uma biblioteca de programação reativa que permite lidar com fluxos de dados assíncronos de forma mais eficiente e escalável. Ele é utilizado pelo Spring Cloud Gateway e outras ferramentas do ecossistema Spring.

Para entender melhor esses conceitos, sugiro que você dê uma olhada na documentação oficial do Spring e da Netflix, além de buscar por tutoriais e exemplos práticos na internet.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software