1
resposta

Discurso vs Pratica

Parte desta educação intrustrializada ainda esta aderente a cenario atual, todavia, temos que acompanhar modelos mais conteporaneo e condizente com esta nova era, falar em militarização da educação nao é cunhar um vies industrial ?

1 resposta

Estou lendo o livro "Só Pode Ser Brincadeira, Sr. Feynman!" do físico Richard Feynman . Ele participou do projeto Manhattan e ganhou o Nobel de Física em 1965. Também lecionou alguns anos no Brasil (Rio de Janeiro) durante a ditadura militar, e fez boas críticas sobre nosso sistema de ensino já naquela época. Na visão dele a educação brasileira se baseia em decorar conceitos e reproduzi-los, ao invés da aplicação prática dos mesmos na vida cotidiana. Pegando os livros daquela época vemos que realmente essa educação padronizada era um projeto de Estado. Hoje a educação não está mais presa aos livros, e cada vez mais plataformas como a Alura democratizam o aprendizado levando conhecimento e tecnologia de forma mais moderna. Outro exemplo, a Khan Academy que trata de tópicos que também são tratados nas escolas tradicionais, mas com outra abordagem. A educação hoje já é militarizada, as classes, filas, disciplinas, tudo isso vem de uma base militar. Felizmente, o mundo já percebeu que esse não é o caminho e tem adotado formas mais contemporâneas de educação.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software