Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Discreta versus contínua

As variáveis quantitativas discretas só operam no conjunto dos números inteiros? Ao limitarmos um número de casas decimais, para por exemplo 2 dígitos, não estaríamos transformando uma variável contínua em discreta, visto que entre o intervalo 13,00 e 13,01 temos infinitos valores? Ou basta trabalhar no conjunto dos números reais que já posso considerar contínua?

1 resposta
solução!

Olá Franco, tudo bem? Espero que sim!

Quando limitamos o número de casas decimais, estamos fazendo uma aproximação, mas não quer dizer que a variável deixou de ser contínua. Apenas estamos reduzindo a precisão do resultado.

Tomando como exemplo a altura de uma pessoa. Sempre aproximamos o resultado para duas casas decimais, mas a altura é algo contínuo, e cada pessoa terá uma altura diferente se for medida com muita precisão, uma vez que o comprimento é algo contínuo. Sempre haverá um número infinito de valores entre dois outros quaisquer que você tomar como referência. Não há como encontrar exatamente o valor consecutivo ao outro, visto que estamos na reta real.

As variáveis discretas geralmente serão contagens, envolvendo um conjunto enumerável de valores. Sempre haverá uma quantidade finita de valores entre dois outros quaisquer que você tomar como referência, e não haverá nenhum valor entre dois valores consecutivos.

Espero que tenha tirado sua dúvida.

Estou à disposição. Bons estudos!