Quando tento colocar uma mascara para alterar a exposição ele me fala que não foi possível completar o comando criar mascara de corte pq o disco de trabalho está cheio.
Isso se dá a algum erro do PS ou do meu MAC ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Quando tento colocar uma mascara para alterar a exposição ele me fala que não foi possível completar o comando criar mascara de corte pq o disco de trabalho está cheio.
Isso se dá a algum erro do PS ou do meu MAC ?
Bom dia Raphael, blz 8D
O que pode estar acontecendo é o seguinte.
Todos os softwares da Adobe salvam cópias de segurança dos arquivos durante o processo de criação, e todo software enquanto esta sendo trabalhado ocupa um determinado espaço no computador.
Quanto mais camadas e efeitos você cria no seu arquivo, maior vai ser o peso deste arquivo no computador correto.
No seu caso, no momento que você está criando a mascará o arquivo esta ficando mais pesado e não existe espaço na memória do seu computador para salvar esta alteração, e o photoshop apresenta este erro.
Veja se o HD onde esta instalado o software não esta saturado de espaço, tente liberar um pouco o espaço dele e tente novamente, se der certo ok.
Caso não seja isso poste um print com o problema aqui para acharmos a solução blz.
Um grande abraço e bons estudos
Eu imaginei que fosse isso, eu estou usando um Macbook air i5 8gb ddr3 HD1536
A edição no caso foi a aula do curso de conceitos básicos do Photoshop, não acho que essa aula exija muita coisa de um Mac.
Daria para eu colocar esses processos (camadas e efeitos) que o PS salva em um HD externo ?
Eu tenho medo de que esse problema me atrapalhe em um futuro quando estiver desenvolvendo trabalhos mais complexos.
Obrigado pela atenção meu amigo.
Olá Raphael.
Sim de fato não é muita coisa, bem leve na verdade.
Faz o seguinte.
Você pode aperta a tecla de atalho CTRL + K (COMMAND + K) ou ir no menu EDIT > PREFERENCES
Neste menu você vai escolher na parte da esquerda as propriedades de SCRATCH DISK, este é o HD e o espaço que o photoshop tem e esta utilizando para armazenar este arquivo e seu histórico de desenvolvimento, provavel que ele esteja lotado quando você visualizá-lo
Se você tiver um HD externo conectado ou outra partição você pode escolher por ai qual você quer utilizar como referencia para esta tarefa, assim evita este problema blz.
Um abraço e bons estudos