Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Discordo da acertiva ser falsa.

Ao meu ver concepção e planejamento se resumem no mesmo momento de definição de escopo e estratégia na execução do projeto.

2 respostas

Oi Gerson,

Vou encaminhar para o nosso time de revisão. :)

solução!

Caro Gerson,

Obrigado pela sua postagem!

O PMBOK segrega estas etapas considerando a concepção como parte do grupo de processos de iniciação, que tem uma visão mais focada na estratégia e se as necessidades de negócio de fato demandam a criação do projeto.

Já a definição do escopo, embora seja influenciada pelos requisitos da iniciação pelo PMBOK só ocorre no grupo de processos de planejamento (nível tático), quando o projeto já tiver autorização para ser de fato implantando aí sim considerando o nível de detalhamento e envolvimento da equipe.

Ou seja, pelo PMBOK existe a diferenciação dos "momentos" em que os 2 grupos de processos ocorrem.

Como exemplo, pense numa organização que tem um Comitê Executivo (estratégia) focado em analisar resultados e ações em prol de seu crescimento. lá por razões de otimização de esforços e grau de incerteza até a tomada de decisão não temos a definição do escopo do projeto, mas somente sua concepção e objetivos chave-norteadores.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software