Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Discordo

Escolheria pessoas criativas, motivadas e pra cima que se dispuseram em fazer o trabalho e inovar. Assim é o Kaizen

4 respostas

Oi wolemac,

Compreendo o seu ponto de vista, mas me parece que o instrutor considerou o contexto (trabalhar numa fábrica com processos mais restritos). Logo, um perfil criativo pode ter mais dificuldade em lidar com o trabalho repetitivo e que exige aderência a regras e regulamentos.

Oi Pri, Compreendo a sua colocação porém o Kaizen veio da fabrica Toyota onde era repetitivo.

Hum... Entendi. Obrigada! ^^

Vou pedir para o time dar uma olhada no exercício. valeu!

solução!

Caro Wolemac,

Obrigado pela sua postagem!

Entendemos seu argumento mas temos que tomar muito cuidado quando associamos o tema de inovação com requisitos regulatórios, pois se errarmos "a dose" de inovação no processo produtivo poderemos expor a fábrica a multas e autuações, por não estar totalmente em conformidade com a regulamentação em vigência associado aos seu processo produtivo.

Vejamos um exemplo de um risco associado, vamos supor que estamos numa fábrica e resolvemos mexer numa etapa do processo que gerou uma mudança no uso de um determinado equipamento.

E aí em algum momento o funcionário responsável pelo uso deste equipamento sofre um acidente de trabalho de severidade alta. Pois bem, neste caso a empresa terá que se justificar aos Órgãos fiscalizadores da regulamentação aplicada a operação da empresa das causa-base do acidente e aí aplicando algumas técnicas simples se chega a conclusão que o acidente foi causado pelo novo processo de produção "inovador" adotado recentemente pela empresa....

Bem daí em diante esta empresa terá diversas complicações financeiras e também de imagem por negligenciar segurança em deterimento de inovação.

Não estamos aqui querendo suprimir a inovação por receios de gerar riscos de segurança, mas sim mostrar que em alguns momentos e para determinados tipos de operação devemos buscar profissionais especializados no tema , que gostem de trabalhar em processos repetitivos e não focados em inovação.

Sobre a analogia citada com o Kaizen que você citou está correta a origem, ressaltamos apenas que ele é mais focado na eficiência do processo do que na inovação devido ao seu caráter de aplicação de maneira repetitiva.

Em suma, devido ao enunciado onde está destacado o viés de regulamentação forte externa e ambiente fabril a resposta mais adequada é a que prevê menos espaço para inovação mesmo,ok!?

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software