2
respostas

Discordância

Eu entendo que os eventos que o professor criou estão equivocados, da forma que está descrito são atividades. "Confirmar prazo de entrega" é uma atividade, o mesmo vale para "avaliar possibilidade de venda agregada".

2 respostas

Olá, Marco. Tudo bem?

Irei encaminhar para o time responsável verificar e resolver assim que possível.

Obrigada pelo feedback e bons estudos!

Caro Marco,

Obrigado pela postagem e feedback!

É muito comum esta dúvida da diferença entre eventos e atividades.

Na prática no cenário atual de negócios temos grande exigência, por mais flexibilidade nas interações com clientes/ usuários de um processo tende a cada vez ser relevante de ser observada num processo de modelagem de processos.

Neste sentido, lembrando que eventos na notação BPMN representam algo q e pode ocorrer a partir de um gatilho e atividade é algo que necessariamente ocorre dentro de uma execução de um processo.

Assim, em "Confirmar prazo de entrega" às vezes pode não ser necessário quando um cliente faz uma compra, se este cliente já vai levar o produto de imediato, por isso não precisaríamos por exemplo num livraria de venda física, onde o cliente já está até com o livro na mão caminhando para fechar a compra ter uma atividade de "Confirmar prazo de entrega", entende!?

Já no evento "Avaliar possibilidade de venda agregada", fica a cargo do "feeling" do vendedor rodar este evento ou não, evitando não correr o risco de importunar os clientes em 100% dos casos com àquela pergunta, "sr cliente vc não gostaria tb de levar tal livro ou quem sabe este aqui que está na promoção nesta semana...." se tratarmos isto como uma atividade, iríamos "engessar" o processo fazendo com que ele para ser concluído demande sempre este tipo de pergunta do vendedor ao cliente, entende!?

Em resumo, estes 2 itens estão representados em nosso exemplo do curso como eventos ao invés de atividades, para termos esta flexibilidade pela modelagem "hipotética" que usamos para ilustrar a prática do curso. Mas, como vc bem observou podem existir contextos de negócios que representá-los como atividades faça mais sentido mesmo, ok!?

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software