Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Disciplina e FOCO

Acredito ter dificuldade em manter o foco quando inicio um curso online.

Ultimamente estão surgindo muitas oportunidades de cursos online na área de TI.

Antes de começar esse da Alura + Oracle ONE, me peguei iniciando várias outras atividades diferentes e no final não concluí nenhuma.

Aí eu cansei, me senti desmotivado, procurei focar em um apenas e agora estou comprometido com as aulas na Alura.

Porém ainda me pego vendo outras oportunidades surgindo e a curiosidade e o desejo de tentar aproveitar todas as oportunidades possíveis é grande.

Gostaria de ter a habilidade de conciliar tudo. Ao focar em só uma coisa parece que estou perdendo ou deixando passar as outras possibilidades.

5 respostas

Jorge,

Que bacana que você optou em ficar conosco.

Somos bombardeados diariamente por muitas coisas atrativas e sem sombra de dúvidas, manter o foco é um grand desafio. O que me ajuda nesse provesso é seguir a máxima: menos iniciativa e mais acabatova. =)

Jorge, entendo você perfeitamente! São tantas oportunidades tentadoras, mas sabemos que algumas vezes escolher um caminho significa abandonar outro. Então, vamos nos dedicar muito ao que escolhermos fazer.

solução!

Obrigado Stuani e Elisangela. ;)

Olá Jorge, também venho pelo programa Alura + Oracle ONE hahah

Tenho uma experiência bem parecida com a sua, me deparei com várias vias de ensino para carreira dev, e não consegui concluir várias e nem se quer iniciar algumas... As vezes me bate aquele desespero e ansiedade e quem só estive perdendo tempo... Mas desde que comecei a estudar a trilha de soft skills parei e respirei para refletir minha própria realidade, que no caso seria resumidamente: de uma pessoa que já faz alguns anos que não tem um hábito frequente de estudo e foco (coisa que pode levar tempo para recuperar/adquirir dependendo de qaunto tempo a pessoa ficou parada, dela mesma e das circunstacias atuais); casado morando com esposa e com um filho bebê; divido de maneira justa as responsabilidade com meu filho e obrigações de casa; entre outras atividades que tenho que desempenhar fora dos estudos. Enfim, o que quero dizer é as vezes temos que respirar e ver nossa própria realidade e começar aos poucos no ritmo que você conseguir acompanhar... estou fazendo isso ultimamente e estou me sentindo mais leve e não me cobrando tanto, conseguindo estudar por volta de 3 horas diariamente (com a flexibilidade de perder alguns dias de estudos em algumas ocasiões) apenas aqui na Alura, e estou vendo como uma conquista diaria (além de realizar outras tarefas diarias tbm). Isso vai me dando motivação que estou conseguindo ter um hábito de estudo e foco, e acredito que quando estiver ainda mais ativo nos estudos ai sim conseguirei conciliar com mais outras alternativas/oportunidade de cursos em paralelo... Enquanto não chego nesse ritmo de estudos irei indo aos poucos porque é melhor do que não concluir algo (ou até de não começar algo).

Espero ter ajudado em algo e desejo boa sorte na sua jornada ;D

Oi Lucas,

Obrigado por compartilhar. Não deve ser fácil você ter que conciliar isso tudo. Essa semana me peguei pesquisando sobre graduação e tal, comparando várias grades, aí eu parei e pensei: Qual é a minha prioridade? Curso da Alura! Volta pro foco! Cara, já me falta tempo para acelerar as aulas de lógica de programação e eu perdendo tempo fazendo um monte de pesquisa aleatória. Realmente nem sempre é fácil manter o foco e o ritmo, mas como você disse é uma conquista diária. Também te desejo muita sorte na sua jornada e sucesso para conciliar todas as suas responsabilidades =)