Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Diretos Autorais, como saber??

Quando uma fonte, imagem ou qualquer outra coisa dentro desse contexto(vídeo, por exemplo), tem a opção "Download" disponível, isso quer dizer que posso baixar e usar em qualquer lugar, até mesmo em algo para ganhar dinheiro(Vender um banner, logotipo, por exemplo)?? Como sei que tal coisa esta disponível para download sem ter que me preocupar com Direitos Autorais? Obrigado!

6 respostas

Iann,

Não tem como, sempre tem que ficar atento a licença de tudo que você usa.

Alguns sites disponibilizam esses materiais 100% até para uso comercial, como o Pixabay. Mas até mesmo lá já me deparei com uma licença "pegadinha", se eu usasse a imagem que tinha pego gratuitamente, todo o material que eu criasse com ela também teria a mesma licença.

Por tanto, fique atento as licenças/copyright de tudo que você utiliza.

Abcs!

Ola Iann

Vai depender de site para site. Normalmente eles falam algo no footer ou logo abaixo do "item criativo". Se nada está escrito, compensa mandar um email.

É incomum encontrar imagens/videos que você possa usar sem pagar, mais ainda se é para você usar com fins comerciais.

Se você quer buscar algo e ter certeza que não precisa pagar, procure por conteúdo "creative commons":

https://creativecommons.org/

Algumas licenças CC permitem até mesmo o uso comercial.

Ah, agradeço aos dois moderadores por responderem, porem eu gostaria de saber como funciona esse Creative Commons? O que seria Creative Commons? Tudo o que é "Creative Commons" é totalmente gratuito? Até mesmo para uso comercial? Obrigado!

solução!

Oi Iann, tudo bem?

O Creative Commons é um organização sem fins lucrativos criada para permitir o compartilhamento e a reutilização de materiais criativos (músicas, textos, fotografias, vídeos, etc), os autores dessas obras disponibilizam suas criações para o uso de outras pessoas, sem que essas pessoas estejam infringindo as leis de direitos autorais.

Não é tudo que está disponível para uso comercial, recomendo que você confira os diferentes tipos de licença aqui https://br.creativecommons.org/licencas/

Abraços, Guilherme.

Ok, muito obrigado! Deu para esclarecer bem minhas dúvidas e ficar atento sobre as questões de direitos autorais. Percebi que, de todo jeito, se conseguir, faça você mesmo o que procura para não ter problemas com direitos autorais.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software