2
respostas

diretorio

Não sei se é por causa da versão, mas quando rodo o script o bash cria o arquivo no diretório atual e não do que eu referencio na variável diretorio_backup

2 respostas

Olá Wyller!

Pelo que você descreveu, parece que o script não está interpretando corretamente o caminho da variável diretorio_backup ao tentar criar o arquivo de backup. Isso pode ocorrer por um pequeno erro na forma como você está referenciando a variável no comando tar.

No trecho do script que você mencionou, você deve garantir que a variável diretorio_backup esteja sendo usada corretamente no comando tar. O erro pode estar na forma de citar a variável. Veja como você escreveu:

tar -czf "$nome_arquivo" "diretorio_backup"

Neste caso, você está passando a string "diretorio_backup" literalmente para o comando tar, e não o valor da variável. Para corrigir isso, você deve incluir o símbolo $ antes do nome da variável para que o Bash substitua diretorio_backup pelo caminho que você definiu na variável. O comando correto seria:

tar -czf "$nome_arquivo" "$diretorio_backup"

Isso instruirá o tar a usar o caminho armazenado na variável diretorio_backup, que é /home/lucasrm/devops, como o diretório de origem para o backup.

Verifique essa alteração e tente executar o script novamente.

Bons estudos!

Eu vi esse erro também, no video tinha que realizar um update, mencionando que deve utilizar a variável $diretorio_backup.. obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software