1
resposta

Direitos autorais

Olá, em relação aos bancos de dados de músicas e vídeos com direitos autorais liberados após o pagamento das mensalidades é necessário ter feito/postado o vídeo com os recursos oferecidos no tempo da mensalidade? Fiquei com essa dúvida pensando em caso o vídeo tenha sido feito por exemplo no início do ano, porém postado no meio dele quando a mensalidade estivesse acabado, isso poderia gerar algum problema?

1 resposta

Olá Artur, boa pergunta.

Quando você assina um banco de vídeos ou imagem os direitos autorais do que você baixa geralmente não tem prazo de validade, alguns bancos fornecem um certificado de sessão de direitos, talvez em alguns caso esse certificado apresente um prazo de validade (pode ser possível, mas eu nunca me deparei com isso). Via de regra, o conteúdo pode ser utilizado sempre e em qualquer projeto.

Em algumas produtoras em que trabalhei costumava-se manter uma pasta nos servidores com todos os vídeos baixados de banco e seus certificados quando existentes. Quando surgia um projeto novo a gente analisava esse repositório afim de encontrar um material legal sem precisar comprar um novo. Logicamente, isso depende muito do projeto em que o vídeo foi utilizado primeiro, não podemos ter dois clientes no mesmo mês que usaram o mesmo footage, não pega bem, mas juridicamente podemos fazer essa jogada.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software