1
resposta

Direcões alternativas

Sempre que eu queira mudar a direção de algo para uma direção contrária eu sempre uso a * -1? Tem outra forma genérica que dê como um padrão para inverter a direção de um dado objeto?

1 resposta

Olá, Anderson, tudo bem?

A forma mais genérica é a utilizada pelo instrutor, multiplicando a direção contrária por -1, pois ela contempla a direção de ambas as raquetes. Para ficar mais claro, podemos lembrar um pouco da física, de quando queremos mudar o sentido de algo, multiplicamos esse valor por -1, visto que o vetor oposto, terá sempre sentido contrário ao vetor original. A imagem abaixo, apresenta um vetor, com a mesma direção, mas percebe-se que o sentido está oposto, e que o valor dele está negativo, indicando o sentido contrário.

Imagem representando vetores opostos. Estão na cores azuis, representado pela letra A. Possuem o mesmo módulo, mesma direção e sentido contrário.

Mas caso queira uma solução que não utiliza a inversão da direção da bolinha, uma alternativa seria ao invés de multiplicar a direção por -1, poderemos lançar a bolinha para uma posição aleatória, mas contrária a raquete correspondente.

Captura de tela da ferramenta Scratch. Há um bloco de evento “Quando a bandeira verde for clicado” Em seguida um bloco de controle “sempre, seta indicando repetição”. Dentro há dois blocos de controle “se (bloco sensor)tocando em minha raquete então (bloco movimento) aponte para a direção numero aleatória entre 30 e 125” O outro bloco é “se (bloco sensor) tocando em raquete oponente então (bloco movimento ) aponte para direção número aleatório entre -30 e -125”

Observe que na imagem acima, é feita uma condição para cada raquete, não mais uma instrução para as duas raquetes caso haja colisão em uma delas.

Espero ter ajudado.

Reforço que estou à disposição para tirar dúvidas.

Abraços.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!