Sempre que eu queira mudar a direção de algo para uma direção contrária eu sempre uso a * -1? Tem outra forma genérica que dê como um padrão para inverter a direção de um dado objeto?
Sempre que eu queira mudar a direção de algo para uma direção contrária eu sempre uso a * -1? Tem outra forma genérica que dê como um padrão para inverter a direção de um dado objeto?
Olá, Anderson, tudo bem?
A forma mais genérica é a utilizada pelo instrutor, multiplicando a direção contrária por -1, pois ela contempla a direção de ambas as raquetes. Para ficar mais claro, podemos lembrar um pouco da física, de quando queremos mudar o sentido de algo, multiplicamos esse valor por -1, visto que o vetor oposto, terá sempre sentido contrário ao vetor original. A imagem abaixo, apresenta um vetor, com a mesma direção, mas percebe-se que o sentido está oposto, e que o valor dele está negativo, indicando o sentido contrário.
Mas caso queira uma solução que não utiliza a inversão da direção da bolinha, uma alternativa seria ao invés de multiplicar a direção por -1, poderemos lançar a bolinha para uma posição aleatória, mas contrária a raquete correspondente.
Observe que na imagem acima, é feita uma condição para cada raquete, não mais uma instrução para as duas raquetes caso haja colisão em uma delas.
Espero ter ajudado.
Reforço que estou à disposição para tirar dúvidas.
Abraços.