8
respostas

Direcionar o Git para o meu index.html

Boa noite, tudo bem?

Acredito que o Git não esteja "conectado" ao meu código para que eu comece a fazer commited, nem sei se estou usando os termos certos ou se faz sentido o que estou tentando explicar kkkk... enfim ficou assim:

email@DESKTOP-M47FNMH MINGW64 ~
$ cd Alura/ProjetoGit
bash: cd: Alura/ProjetoGit: No such file or directory
8 respostas

Olá Arthur, tudo bem sim e com você?

Pela mensagem de erro você não tem um diretório chamado "Alura/ProjetoGit", tente colocar o caminho completo da pasta quando for utilizar o "cd", por exemplo: "C:/Otavio/Alura/ProjetoGit"

Depois, você pode utilizar o comando "git init" no terminal, dentro da pasta do projeto.

Após isso, você pode utilizar o comando "git add" para adicionar os arquivos que deseja versionar. No seu caso, para adicionar o arquivo "index.html", basta utilizar o comando "git add index.html".

Feito isso, você pode fazer o commit das mudanças utilizando o comando "git commit -m 'mensagem de commit'". É importante que a mensagem de commit seja clara e objetiva, para que você e outras pessoas possam entender o que foi feito nas mudanças.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Estou bem, Otávio. Eu confesso que ainda tenho duvidas, como por exeplo, qual a diferença ente "cd", "git add" e "git init"? E eu uso o comando "git commit -m 'um texto descrevendo as mudanças de código'" toda vez que mudar algo no Visco Code e ele vai registrar a nova versão com esse commit? Eu também não consegui fazer o que me disse, porque tenho a pasta Alura/ProjetoGit e tentei de varias formas diferente.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Essas foram minhas tentativas até agora:

$ git config --local user.name "Arthur"
fatal: --local can only be used inside a git repository

$ git config --local user.email "emaildoarthi@gmail.com"
fatal: --local can only be used inside a git repository

$ git int
git: 'int' is not a git command. See 'git --help'.

The most similar command is
        init

$ cd Alura/git-e-github/ProjetoGit
bash: cd: Alura/git-e-github/ProjetoGit: No such file or directory

$ cd Alura/ProjetoGit/Arthur
bash: cd: Alura/ProjetoGit/Arthur: No such file or directory

$ cd C:/Arthur/Alura/ProjetoGit
bash: cd: C:/Arthur/Alura/ProjetoGit: No such file or directory

$ cd Arthur/Alura/ProjetoGit
bash: cd: Arthur/Alura/ProjetoGit: No such file or directory

$ ls index.html
ls: cannot access 'index.html': No such file or directory

$

Olá Arthur,

Vou tentar esclarecer suas dúvidas:

cd: é o comando para mudar o diretório atual no terminal. Por exemplo, se você está no diretório "C:\Users\Arthur" e precisa ir para o diretório "C:\Users\Arthur\Documents", basta digitar "cd Documents".

git init: é o comando que inicia um novo repositório Git no diretório atual. Ele cria uma pasta oculta chamada ".git", que contém toda a estrutura do repositório.

git add: é o comando que adiciona os arquivos que você deseja versionar no repositório Git. Por exemplo, se você tem o arquivo "index.html" no diretório atual e quer adicioná-lo ao repositório, basta digitar "git add index.html".

git commit: é o comando que registra as mudanças nos arquivos adicionados no repositório. O parâmetro "-m" indica que você está passando uma mensagem de commit, que deve ser clara e objetiva para que outras pessoas possam entender o que foi feito nas mudanças. Por exemplo, se você adicionou o arquivo "index.html" e fez algumas alterações nele, você pode fazer o commit com a mensagem "Adicionar e atualizar o arquivo index.html".

Quanto ao erro que você está tendo ao tentar acessar a pasta do projeto, parece que o caminho que você está digitando está incorreto. Verifique se a pasta "ProjetoGit" está dentro da pasta "Alura" e se você está digitando o caminho correto. No Windows, você pode digitar "dir" no terminal para listar os arquivos e pastas do diretório atual, e "cd" para mudar para outra pasta. Tente usar o "cd" para navegar até a pasta do projeto e, em seguida, executar o comando "git init".

Espero ter ajudado e fico à disposição para mais dúvidas.

Oi de novo, tudo bem? Quando eu entro na pasta "Alura" a pasta "ProjetoGit" esta lá, mas o Git e aé mesmo o Powershell não encontra a pasta com o "Index.html" do projeto. Vou continuar procurando uma solução, mas se puder me ajudar agradeço.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Fala Jovem! Além do que o Otávio mencionou:

1º Dentro da pasta do Projeto Git, você pode clicar com mouse direito (se tiver usando o mouse), depois selecionar o Git bash Here. Abrirá o terminal e podes digitar o comando que desejas que é o git init (pois notei aqui no fórum que faltou apenas o "i" no comando para início do repositório). Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2º PowerShell, como estais no diretório C:, você precisa digitar o comando cd, depois digitar o A (de Alura) e dar um TAB no teclado e aparecerá um PS PS C:\Users\Anaísa> cd .\Alura,Depois um P (de ProjetoGit) e dar um TAB no teclado e já estarás no caminho que desejas. O meu tem um "." devido a um nível. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

E o 3º mais usual, mas não tão recomendado, é você ir na barra de endereço do Windowns e digitar o caminho do diretório que foi salvo o tal ProjetoGit. No seu caso, C:\Users\email> cd \Alura\ProjetoGit\ e abrir um novo terminal Gitbash que ele sai no local da pasta aonde foi salvo.

Arthur, outra dica é usar o comando no console do Git Bash "pwd" é usado para exibir aonde consta o "diretório da pasta atual". O pwd é equivalente ao "Get-Location" no PowerShell do Windows e legal para o caminho desse diretório. Espero tê-lo ajudado!Bons estudos! P.S.: Não consegui inseri a imagem, mas segue o link do print screen https://prnt.sc/ELGJJV_eXDw7

Olá Arthur Perceba que no print enviado o seu terminal está em "C:\Users\email" e você está rodando "cd Alura/ProjetoGit" ou seja, está tentando abrir "C:\Users\email/Alura/ProjetoGit", que não existe