1
resposta

Direcionamento para data e hora

Boa tarde!

Eu comecei a fazer o curso porque durante um projeto eu senti dificuldade na manipulação de dados de data, hora, mês e ano.

Tem alguma dica para onde eu posso procurar um curso complementar aqui na Alura?

Eu preciso saber com mais detalhes como criar novas colunas com base em valores de tempo, calcular quanto tempo tem entre duas datas, adicionar e remover mês, etc

Obrigado pela ajuda.

1 resposta

Olá Júlio, tudo bem com você?

Atualmente não temos um curso focado em apenas manipulações de datas com Pandas. Porém, vou explicar com mais detalhes como você pode realizar algumas operações específicas com datas e horas no Pandas.

  • Criar novas colunas com base em valores de tempo:

    import pandas as pd
    
    df = pd.DataFrame({'data': ['2022-01-01', '2022-01-02', '2022-01-03'],
                       'valor': [10, 20, 30]})
    
    df['data'] = pd.to_datetime(df['data'])
    
    
    df['ano'] = df['data'].dt.year
    df['mes'] = df['data'].dt.month
    df['dia'] = df['data'].dt.day
    
    print(df)
    
  • Calcular quanto tempo tem entre duas datas:

    diferenca = df['data_fim'] - df['data_inicio']
    
    print(diferenca.dt.days)
    
  • Adicionar e remover meses:

    nova_data = df['data'] + pd.DateOffset(months=3)
    
    print(nova_data)
    

É preciso adaptar para suas necessidades, mas é um pontapé para seu problema. Deixo como dica de leitura este artigo que trata sobre o assunto de manipulação de datas no pandas.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Espero ter ajudado. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software