1
resposta

Direção do Raio

Queria entender, como defino o lado da borda da esfera? Se é para Esquerda, Direita,Cima, Baixo. Isso eu ainda não compreendi.

function colisaoRaquete()
{
    if(xBola - raio < xRaquete1 + comprimentoRaquete1 && yBola - raio < yRaquete1 + alturaRaquete1 && yBola - raio > yRaquete1)
    {
      velocidadeXBola *= -1;
      velocidadeYBola *= -1;
    }

    if(xBola - raio > xRaquete2 - comprimentoRaquete2 && yBola - raio < yRaquete2 + alturaRaquete2 && yBola - raio > yRaquete2)
    {
      velocidadeXBola *= -1;
      velocidadeYBola *= -1;
    }
}
1 resposta

Fala, Shayron! Tudo bem contigo?

Desculpe a demora em dar um retorno!

Nesta função não temos o direcionamento da bolinha, mas sim a colisão dela com a raquete especificamente.

O lado, que esteja mencinando, será indicado pela raquete na qual está conforme na variavel xRaquete1 e yRaquete1 (acredito que seja da raquete do jogador) e xRaquete2 e yRaquete2 (creio que seja do oponente).

Assim que acontece a colisão ela muda seu direcionamento quando atribuido

      velocidadeXBola *= -1;
      velocidadeYBola *= -1;

Avançando no curso verá que podemos deixar essa função um pouco mais enxuta

Um abraço e bons estudos