1
resposta

Direção das setas no relacionamento

Sei que existem diversas formas de representar ideias. O mesmo vale para um DER. Contudo, em um curso, deveriam adotar um mesmo padrão ao longo de todo o curso. No texto foi dito por mais de uma vez que "Geralmente, as setas partem da entidade dependente (ou entidade fraca) para a entidade independente (ou entidade forte)". Foi apresentado o exemplo "Representação: A seta vai da entidade Conta para a entidade Cliente." que é o completo oposto de tudo que foi feito nas vídeo aulas até o momento. Ainda, o professor nem comentou sobre as possibilidades e pq ele havia adotado o padrão Entidade forte para Entidade fraca. Isso ficou confuso, especialmente pra quem é iniciante. Quando ele fez o primeiro relacionamento, eu dei pause no vídeo e fiz todos os demais, alguns estavam diferentes, será que estavam corretos afinal?

1 resposta

Oii, Wagner! Tudo bem?

Agradeço por compartilhar esse feedback aqui no fórum.

Sobre a direção das setas em DER, ele pode variar no modelo, não há impedimentos quanto a isso. Nesse caso, é importante que os relacionamentos (1:1, 1:N, N:N) estejam associados corretamente no seu modelo e que, dentro do mesmo projeto ou curso, um padrão consistente seja seguido para evitar confusões. Estando alinhado sempre com a regra do negócio.

Encaminharei para equipe responsável o seu feedback para considerações de futuras melhorias. E caso surjam outras dúvidas durante os estudos, nao deixe de compartilhar no fórum.

🔗 Confira este artigo sobre MER e DER: definições, banco de dados e exemplos

Espero ter ajudado, bons estudos!