3
respostas

Direção das letras

Boa tarde, alguem sabe como indireitar as letras?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeE tambem com esse mesmo código surgiu outro grafico em baixo sem querer, alguem poderia me explicar como eu fiz isso? Creio que foi quando eu coloquei "df.plot()".

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

Olá Sofia, tudo bem?

Para mudar a direção das letras, você pode ajustar a rotação dos rótulos do eixo x. Isso pode ser feito utilizando o método set_xticklabels do eixo, ou diretamente no plot com o parâmetro rotation. Deixo o código abaixo:

import matplotlib.pyplot as plt
df.plot(kind='bar', x='Categoria', y='Valores', legend=False, color='Green')

# Ajustando a rotação das letras
plt.xticks(rotation=0)  # 0 graus para deixar as letras na horizontal

Quanto ao segundo gráfico que apareceu, infelizmente sem o código não poderei identificar a causa desse comportamento. Caso se sinta confortável, você poderá compartilhar o seu notebook, não esqueça de mudar o acesso para 'Qualquer pessoa com o link leitor'.

captura de tela da configuração de compartilhar como modo leitor

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Ola Monalisa, o codigo não funcionou, e agora apareceu um novo erro em outra parte.

O novo erro: https://cdn1.gnarususercontent.com.br/1/5427024/c806ec11-2365-40bf-88b2-a7ec5185d16a.png

E o erro que aparece quando eu coloco o codigo sugerido é esse aqui, sendo que anteriormente não havia este erro, tentei retornar para o codigo que eu havia feito, porém, agora esse tambem não funciona mais.

https://cdn1.gnarususercontent.com.br/1/5427024/bbc8e6be-434f-49f8-a67c-fdcfdbec3895.png

Oi Sofia, tudo bem?

O primeiro erro indica que ele não encontrou o arquivo dados.csv. No Colab devido a natureza temporária do ambiente de execução, ele exclui arquivos após um período de inatividade. Isso significa que, ao carregar um arquivo e fechar o Colab, ele não estará disponível ao reabri-lo. Portanto, você deverá fazer o upload novamente do arquivo.

Já o segundo erro "NameError: name 'df' is not defined" significa que a variável df não foi definida ou o trecho referente a sua criação não foi executado.

Portanto, para resolver os problemas acima, siga os passos abaixo.

  • Faça o upload da base de dados que no caso é o arquivo dados.csv.

captura de tela do colab e explorador de arquivos windows. O botão de upload está destacado em vermelho e com o numeral1 o arquivo dados está selecionado, ao lado há o numeral 2 e por fim há o numeral 3 ao lado do botão abrir

  • Feito o upload, verifique se está presente o trecho da definição do df. Caso não esteja presente é necessário criá-lo. Se estiver presente basta executar todos os códigos do notebook.

Você pode executar todos os códigos em Ambiente de Execução--> Executar Tudo

botão Ambiente de Execução--> Executar Tudo

Espero ter ajudado e fico à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!