Boa tarde,alguém poderia me explicar a questão da lógica do movimento por favor?,eu não entendi
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa tarde,alguém poderia me explicar a questão da lógica do movimento por favor?,eu não entendi
Olá, Arthur, tudo bem?
O sistema de movimentação do Scratch é baseado em dois parâmetros, sistema de coordenadas e direção . A posição do ator é baseada em dois números(x,y), que chamamos de coordenadas.
O nosso ator da figura acima está na posição X=-109 e Y=38.
Quando utilizamos o bloco de movimento mova 12 passos, o ator irá mover 12 passos a partir dessa posição x, y.
E o bloco de controle “Sempre” seta indicando repetição, fará uma repetição, a medida que esse bloco é executado várias vezes, logo, a cada iteração o ator não vai estar no mesmo lugar de antes, isso gera, portanto, um movimento uniforme.
Mas para qual direção? Para baixo? Para Direita? Para Esquerda?
A direção será baseada em graus. Abaixo deixo uma imagem com a direção e grau correspondente.
Se a bolinha estiver apontado para a direção de 90 graus, ele vai andar para a direita
Se estiver apontado para a direção de 180 graus, o ator vai andar para baixo;
Se a bolinha apontar para -180, será para baixo, pois ao girar 180°, chegaremos na mesma posição do 180°.
Espero ter ajudado.
Abraços.