5
respostas

Diminuir o tamanho do Normalize CSS?

Galera na resposta do exercício diz que o normalize possui um tamanho de 7KB enquanto o reset do Meyer apenas 1KB.

Se eu optar pelo normalize e desejar diminuir o tamanho dele, além de fazer a minificação do arquivo CSS, se eu remover todos os comentários, também diminuirá ainda mais o meu arquivo?

Obs: Claro que eu sei da importância dos comentários. Quando eu digo remover os comentários, me refiro ao arquivo que ficará online, o CSS minimizado e não a versão de desenvolvimento :D

5 respostas

Oi Diego,

Sim, se você minificar e remover todos os comentários o código vai ficar menor.

Aqui tem uma ferramenta que você pode usar online para fazer testes Clean CSS.

Você também pode fazer os cursos de Grunt ou Gulp aqui da Alura para aprender a fazer isso de forma automatizada.

Diego,

Normalmente na compressão dos arquivos, tanto css quando JavaScript, os comentários já são removidos, além de espaços e quebras de linha, etc. Mas você não precisa fazer isso na mão, pode baixar uma versão min.

https://cdnjs.cloudflare.com/ajax/libs/normalize/5.0.0/normalize.min.css

Nesse link tem o arquivo do Normalize na versão min, basta clicar com botão direito e 'Salvar como...' e salvar o arquivo na sua máquina.

Abraço.

Além você poder usar um CDN, você pode contar com o fato de esse mesmo CDN já estar no cache do usuário

[complemento da resposta do Silvio]

Obrigado pelas respostas galera.

Eu fiquei em dúvida em avaliar como solução a resposta do Wagner e a do Silvio, pois ambas me passaram informações importantes.

Dessa forma não vou marcar para ficar justo, as duas estão ótimas para mim, valeu (y)

Você pode já usar a versão minificada do Normalize como o Silvio sugeriu, não precisa diminuir na mão.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software