Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Diminuir Hábitos Negativos

Olá Priscila, tenho pensado se existe também técnica para ajudar a eliminar hábitos negativos.

Por exemplo, um hábito ruim que tenho é acessar o globo esporte e me perder nas notícias aleatórias como resultado de Luverdense e Boa Esporte Clube.

Reparei que se eu tentar aplicar o loop do hábito para os hábitos ruins, poderia ter algo como:

  • Estímulo: Quando me deparo com uma tarefa difícil, acabo acessando as notícias como fuga
  • Ação: fico navegando nas notícias
  • Consequencia: perdi tempo que poderia ser usado para algo mais útil no longo prazo.

Com esse mapeamento, eu poderia atuar na redução do estímulo por exemplo. faz sentido pra você?

Conhece técnicas que ajudam a eliminar os hábitos negativos?

3 respostas

Bom dia Kaléu,

Antes que tenhas o parecer da Priscila, deixo minha recomendação de leitura:

O Poder do Hábito, de Charles Duhigg. https://www.amazon.com.br/Poder-do-H%C3%A1bito-Charles-Duhigg/dp/8539004119

O autor explica como ocorre o processo do hábito, tirei muitas conclusões após a leitura dessa obra.

Abraços! Vinicios

solução!

Oi Kaleu!

Muito boa a sua reflexão.

O primeiro passo você já deu: tomar consciência de um hábito que de certa forma te prejudica.

Minha sugestão é você usar o acesso ao site de esporte como recompensa. Quando você preparar a sua lista diária de tarefas ou organizá-las mentalmente estabeleça que ao concluir x tarefas antes do almoço, por exemplo, você pode ficar 20 minutos (ou quantos minutos você considerar razoável) no site.

No curso também falamos sobre a técnica Pomodoro, onde você cria 3 blocos de 25 minutos para realizar as suas tarefas, ao término de cada bloco você pode fazer uma pausa de 5 minutos. Ao final dos 3 blocos a sua pausa pode ser de 25 min. Esse tempo pode ser usado para você acessar o site que você quer ler.

O mais importante além de tomar consciência desses hábitos é ter foco e disciplina para combatê-los.

Depois me conta o que você fez? :)

Espero ter ajudado!

Oi Priscila,

Gostei do debate sobre hábitos negativos. Eu mesma possuo este hábito de fuga. Às vezes quando uma tarefa é muito difícil eu costumo a dispersar e acabo fazendo outra coisa. Vou fazer diferente agora, usar a técnica pomodoro. E volto para te contar como me saí.

Abços

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software