Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
14
respostas

Dimensões Irregulares no Power BI

Eu tenho a minha tabela de pai-filho com as colunas de esquerda, direita e Nível. Como eu faço para o Power BI reconhecer essa hierarquia?

14 respostas

Olá, alguém poderia me ajudar?

Oi Daniel,

Não tenho conhecimento técnico em BI, mas achei esses artigos que podem te ajudar:

https://stoneridgesoftware.com/creating-hierarchies-in-power-bi/

https://docs.microsoft.com/pt-br/power-bi/desktop-inline-hierarchy-labels

Pedi para o time de produção enviar sua dúvida para um reply mais técnico, ok?

Desculpe não conseguir ajudar mais,

Abcs

Natan, infelizmente estes links não ajudam, eles só servem para dimensões regulares. Vou aguardar a resposta do time de produção.

Alguma posição do time de produção?

solução!

Daniel

Aqui irei tratar de coisas que não foram discutidas neste curso. Elas farão parte de um curso de Power BI avançado ainda em planejamento.

Mas, para não deixa-lo sem resposta, vai 3 maneira de fazer isto. Duas através dos dados e uma terceira dentro do próprio Power BI.

Seja o seguinte exemplo:

Arquivo FUNCIONARIO:

(TABELA 1 - Ver nos posts a seguir esta tabela)

Traduzindo para tabela teremos:

TABELA: Funcionario.

(TABELA 2 - Ver nos posts a seguir esta tabela)

Hierarquia

(TABELA 3 - Ver nos posts a seguir esta tabela)

No Curso de Power Bi não vimos este processo de trabalhar com hierarquias Pai-Filho.

O dado tem que chegar no Power Bi de forma hierárquica. Logo você deve proceder da seguinte maneira:

A) No Processo de ETL transformar o dado de Pai-Filho em hierárquico, ou seja:

Tabela Transformada dentro do DW.

(TABELA 4 - Ver nos posts a seguir esta tabela)

B) Construir um OLAP usando o Microsoft Analyiss Services. Lá é possível criar uma dimensão PAI-FILHO. No Analysis Service você irá determinar o nome dos níveis e de quantos níveis a transformação de PAI-FILHO para hierarquia terá.

Um exemplo é no vídeo: