1
resposta

Dimensão x Indicador

No vídeo, o professor usa o exemplo da temperatura de 20 graus. Se eu entendi corretamente, o valor da temperatura será o indicador e os atributos que a descrevem (cidade, estação do ano, etc) são as dimensões?

1 resposta

Oi, Rafael! Beleza?

Desculpa por demorar a te trazer uma resposta.

É isso aí, sua compreensão está correta!

As dimensões são os atributos que vão contextualizar cada variável. As dimensões são essenciais para que o indicador tenha algum sentido.

O exemplo do instrutor é interessante, pois podemos imaginar o significado de "20 graus" diferenciando-se de acordo com contextos diversos. Pode ser um dia consideravelmente frio no inverno em Pernambuco, ou um recorde de aumento de temperatura em algum lugar na Antártica, representando o avanço do aquecimento global. A dimensão, nesse caso, é o lugar.

Claro que um contexto nunca é algo simples, definido por apenas uma palavra. Mas é possível, em decorrência da matriz, analisarmos um mesmo indicador por várias dimensões. Temperatura em graus por região geográfica, estação, ano, emissões de carbono na região, etc. O conjunto disso é uma organização de dados que pode trazer insights valiosos.

Espero ter contribuído :)

Abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software