Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dimensao e hierarquia

Temos a dimensão cliente, com o atributo estado estado, com o membro Minas Gerais.

[Cliente].[Estado].&[Minas Gerais]

Ainda sob a dimensão cliente, temos o nivel geografico, com o codigo da regiao e o membro Minas Gerais sob ele.

[Cliente].[Nivel Geografico].[Codigo Da Regiao].&[Sudeste].&[Minas Gerais]

Fiquei confuso... Quando usar um e quando usar o outro????

2 respostas
solução!

Olá Ceilton, tudo bem?

O uso do membro direto [Cliente].[Estado].&[Minas Gerais], utilizamos para referenciar diretamente o estado de Minas Gerais sem considerar outros níveis hierárquicos. É útil quando o foco é apenas no estado, sem a necessidade de relacioná-lo a uma região maior ou a outros atributos. Por exemplo, se você quiser ver vendas totais apenas para Minas Gerais, sem se preocupar com a região a que pertence, essa seria a escolha certa.

Já o uso dentro de uma hierarquia [Cliente].[Nivel Geografico].[Codigo Da Regiao].&[Sudeste].&[Minas Gerais], utilizamos quando estamos interessados em analisar Minas Gerais dentro do contexto de sua região geográfica, que é o Sudeste. Isso é importante quando você quer entender a posição ou o desempenho de Minas Gerais em relação a outros estados na mesma região. Por exemplo, ao comparar o desempenho de todos os estados dentro da região Sudeste, você usaria essa hierarquia para garantir que Minas Gerais está sendo analisado no contexto correto.

A escolha entre um e outro depende do nível de detalhe que você quer na sua análise. Se o contexto do seu relatório ou análise requer uma visão mais ampla (como comparações regionais), a hierarquia é mais adequada. Agora, se o foco é apenas no estado individual, a referência direta é mais simples.

Espero ter esclarecido.

Qualquer dúvida, não hesite em compartilhar no fórum.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Obrigado Monalisa.