Não ficou claro por que produto não faz parte da dimensão cliente usando a metologia da matriz.
Não ficou claro por que produto não faz parte da dimensão cliente usando a metologia da matriz.
Everson
A decisão de saber se uma entidade faz parte da mesma dimensão ou não é olhando o negócio. Vou dar dois exemplos:
1) No caso da empresa de sucos de frutas basta fazer a segunte pergunta: Um cliente pode comprar qualquer produto? A resposta é sim. Um produto pode ser comprado por qualquer cliente? A resposta é sim. Logo Cliente e Produto não podem ficar na mesma dimensão. Devem ficar em dimesões diferentes.
Temos agora Cidade e Cliente. Um Cliente tem sede em várias Cidades? Não. Uma Cidade pode ser sede de vários Clientes? Sim. Neste caso Cliente e Cidade ficarão na mesma dimensão.
2) Seja uma empresa que constrói navios. Ele tem um produto chamado Navio XYFDR34. É um projeto enviado por um cliente. Fazemos a mesma pergunta: Um Cliente pode comprar qualquer Produto? Sim. Porque um Cliente pode encomendar ao estaleiro mais de um navio. Mas um Produto pode ser comprado por vários Clientes? Não. O navio XYFDR34 é somente adquirido pelo cliente que encomendou o projeto. Neste caso Produto e Cliente podem ficar na mesma dimensão.
Quando o usuário de negócio da empresa de sucos nos passou que queria ver os dados por cliente, cidade, estado, segmento, marca, categoria, produto, vendedor, etc ... temos que fazer esta pergunta entre todas estas entidades e ver como podemos grupa-las dentro da mesma dimensão. Assim decidimos que entidades ficam na emsma dimensão quais ficam em dimensões diferentes.
Att
Victorino.