1
resposta

Dificuldades para falar e ouvir

Olá, Pessoal! Bom, eu sou prova viva do quão importante é o poder de ouvir e falar de maneira segura e o quanto é destrutivo na carreira, a falta dessas habilidades. Por causa da timidez extrema que adquiri desde a minha primeira infância, por medo das cobranças e críticas desconstrutivas, eu perdi muitas oportunidades em várias áreas da minha vida! Hoje, não há como eu recuperar o tempo perdido e marcas deixadas foram impactando negativamente o meu emocional. Há possibilidades reais de reversão desse parâmetro negativo e alcançar resultados promissores no mundo do trabalho, após cinco décadas de vida vividas aos trancos e barrancos?

1 resposta

Olá, José eu sou muito tímido, não gosto de exposição da minha pessoa, e isso também já me tirou oportunidades, mas em relação a sua indagação, vou mencionar um fato ocorrido comigo em um ambiente de trabalho.
Eu trabalhava em uma firma e um parente próximo da minha esposa também trabalhava lá, devido minha timidez ele me colocou um apelido no circulo familiar, até aí tudo bem, mas ele levou esse apelido para o ambiente de trabalho, e aí a coisa mudou de figura, pensei, vai me prejudicar no trabalho, mas aconteceu o inverso.
Eu, incomodado com aquela situação, me fez pensar que eu tinha que fazer algo por min, e decidi me destacar em um concurso da empresa, no qual eu ficaria exposto para toda empresa por 20 dias, e decidi que era capaz de vencer minha timidez buscando uma força e motivação interna.
Ganhei o concurso, assumi um posto que tinha que falar e saber falar e escutar diferentes níveis de linguagem, e com um bom trabalho de saber falar, escutar e entender, consegui notoriedade e respeito na empresa e acabei passando dos 20 dias e ficando no posto por mais de 270 dias.
Para min o segredo está em querer fazer diferente, enfrentar o desafio, sair da zona de conforto, mas cada caso é um caso.