6
respostas

Dificuldades para falar e ouvir

Olá, Pessoal! Bom, eu sou prova viva do quão importante é o poder de ouvir e falar de maneira segura e o quanto é destrutivo na carreira, a falta dessas habilidades. Por causa da timidez extrema que adquiri desde a minha primeira infância, por medo das cobranças e críticas desconstrutivas, eu perdi muitas oportunidades em várias áreas da minha vida! Hoje, não há como eu recuperar o tempo perdido e marcas deixadas foram impactando negativamente o meu emocional. Há possibilidades reais de reversão desse parâmetro negativo e alcançar resultados promissores no mundo do trabalho, após cinco décadas de vida vividas aos trancos e barrancos?

6 respostas

Olá, José eu sou muito tímido, não gosto de exposição da minha pessoa, e isso também já me tirou oportunidades, mas em relação a sua indagação, vou mencionar um fato ocorrido comigo em um ambiente de trabalho.
Eu trabalhava em uma firma e um parente próximo da minha esposa também trabalhava lá, devido minha timidez ele me colocou um apelido no circulo familiar, até aí tudo bem, mas ele levou esse apelido para o ambiente de trabalho, e aí a coisa mudou de figura, pensei, vai me prejudicar no trabalho, mas aconteceu o inverso.
Eu, incomodado com aquela situação, me fez pensar que eu tinha que fazer algo por min, e decidi me destacar em um concurso da empresa, no qual eu ficaria exposto para toda empresa por 20 dias, e decidi que era capaz de vencer minha timidez buscando uma força e motivação interna.
Ganhei o concurso, assumi um posto que tinha que falar e saber falar e escutar diferentes níveis de linguagem, e com um bom trabalho de saber falar, escutar e entender, consegui notoriedade e respeito na empresa e acabei passando dos 20 dias e ficando no posto por mais de 270 dias.
Para min o segredo está em querer fazer diferente, enfrentar o desafio, sair da zona de conforto, mas cada caso é um caso.

Nós seres Humanos somos capazes de fazer coisas incríves quando acreditamos ser capaz e temos uma motivação interna forte. Então baseado em estudos da neurociência se voçê colocar em sua vida as neuropráticas que mudam seus padrões cerebrais de comportamento, sim!! você consegue mudar sua forma de se perceber. Logo você consegue resultados diferentes do alcançado até o momento. Nunca é tarde para mudar, mas não espere a mágica acontecer. Tudo requer dedicação e esforço pessoal.

Como bem exemplificou Alexandre Teixeira, uma situação que incomoda nem sempre precisa ser negativa. há sempre pontos diferentes de perceber a mesma situação, cabe a cada um de nós buscar boas oportunidade em todos desafios. Sei que não é fácil , mas tudo é aprendizado. Acredito que o primeiro passo é perceber como estamos nos apresentando as novas experiencias.

Será que estamos pressos a antigos medos e fazendo as mesmas atitudes de sempre esperando resultado diferente ? ou estamos dispostos a aprender algo novo? A ouvir para entender e não para responder, julgar, contar nossa historia e impor nossas verdades?

Escutar o outro é esta aberto ao novo. Isso abre portas!

Essa situação acontece nas relações sociais com bastante frequência. Hoje tem nome e sobrenome. Era o bullying na escola, agora é o assédio moral.
O grande desafio para superar essas situações está na condição individual de se impor frente às agressões, como fez o Alexandre. Parabéns!

Olá José. Tudo bem?

Reconhecer que isso aconteceu é o primeiro passo.

Não há como mudarmos o passado, mas podemos reconhecer que foi assim, sem julgamentos ou cobranças, e começar a fazer diferente.

Quando você internalizar essa nova postura, as coisas vão começar a mudar para melhor.

E uma ajuda profissional (com seu emocional) é sempre bem vinda.

Um grande abraço e sucesso.

Olá, colegas.
Assim como a timidez impõe limitações na vida profissional, ser aberto demais e sincero demais também pode ser um problema (sei bem disso). Na minha experiência, fui de uma pessoa muito tímida para uma que fala demais e sinto os impactos disso. O segredo está no equilíbrio, na reflexão ao longo do processo de amadurecimento para entender quem é, se desafiar quando necessário e sempre buscar o seu aperfeiçoamento pessoal, o que com certeza afeta o desempenho profissional. Acredito que este curso também serve para isso: para entendermos os processos de comunicação e onde pecamos, mirando numa persona confiante, que sabe se expressar e faz isso nos momentos certos.

Bom dia, colegas.
Geralmente tenho mais dificuldade em falar, ao invés de ouvir. Talvez seja ótimo ser um bom ouvinte, por outro lado, isso implica em timidez e vergonha. Vamos trabalhar para superar esses desafios.
Abraço a todos.