Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Dificuldades para acessar a Camada do Traçado!

Olá, quando vou acessar a camada do preenchimento, eu só dou 2 clicks + 2 clicks (4 clicks ao total) no preenchimento e pronto: consegui acessar a camada do preenchimento. MAS O PROBLEMA é que quando vou acessar a camada no Traçado, dou 2 clicks + 2 clicks em qualquer traçado feito e pronto, acessei a camada DAQUELE traçado, ou seja, não consigo mais acessar traçado nenhum! Não consigo fazer a UNIÃO daquele traçado com outro, caso for preciso! O que acontece? Sera que estou acessando errado a camada do traçado ou será que é o meu arquivo do Illustrator que esta errado? Sera que tenho que começar a fazer denovo? Obrigado!

5 respostas

OLá Iann, o preenchimento e o traçado se comportam de maneiras diferentes. Se você aproximar do seu traçado, verá que mesmo com com a linha em qualquer cor, ainda assim haverá uma linha azul/vermelha/etc mais fina, dentro do traçado, isso é o caminho o path dessa forma é ela que você junta a outras formas. Um exemplo de notar isso é através da Shape Builder Shift+m. Crie dois circulos se sobrepondo, remova seu e depois inclua um traçado neles, algo assim: imagem 1 Agora selecione a ferramenta Shape Builder e com essas duas formas selecionadas, mescle-as. imagem 2 Você pode reparar que o traçado se tornou continuo, e agora essas duas formas são a mesma. O que está acontecendo, é que seus traçados estão agrupados junto com o preenchimento (eles são duas formas diferentes), então quando você entra na area de isolamento através dos dois clicks, apenas este traçado pode ser editado. Para resolver isso, você pode desagrupa-los clicando com o botão direito "Ungroup".

Olá Iann, tudo bom?

Durante o curso, começamos com uma camada apenas para o traçado, mas conforme vamos estilizando o objeto, utilizamos recursos como a pintura em tempo real e a ferramenta malha.

Conforme utilizamos esses recursos, nosso desenho tende a se agrupar para formar um único novo objeto e aí tudo fica numa camada só, o Illustrator dá o nome para isso de caminho composto.

Utilizamos cliques duplos para acessar as camadas internas desses objetos e então acessar partes específicas, como o traçado, por exemplo.

Suponho que, no seu caso, você está acessando um trecho de traçado por utilizar o clique duplo uma vez mais que o necessário. Após utilizarmos a pintura em tempo real e depois clicarmos em liberar caminho composto (no menu superior), estamos deixando todo o traçado em um nível do objeto, o qual podemos acessar com alguns cliques. Os traçados que compõem esse nível não estão ligados uns aos outros, o que permite que você isole apenas um trecho de todo o traçado.

Por favor, verifique se é isso mesmo, se você consegue acessar o nível em que se encontram todos os traçados e depois conta aqui pra gente. Caso ainda não consiga resolver, você pode me enviar o arquivo. Meu e-mail é bruno.harnik@caelum.com.br — aí eu confiro aqui pra você...

Um abraço,

Bruno

Ola, agradeço a voces dois professores por responderem. Axo que entendi agora. Bruno, voce poderia enviar o link dos arquivos das aulas do curso de desenho vetorial do illustrator para eu fazer o download deles? Obrigado!

solução!

Olá Iann,

Disponibilizei o arquivo no último exercício do curso, assim mais alunos também poderão baixar quando precisarem.

O link para o exercício é: https://cursos.alura.com.br/course/illustrator-vetorizacao/section/5/exercise/5

Qualquer dúvida, é só chamar.

Um abraço,

Bruno

ok Bruno, obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software