Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Dificuldades no final de Lógica da Programação I

Mesmo conseguindo ler os resultados apresentados pelo instrutor eu não conseguia chegar no mesmo resultado ou no resultado esperado nos dois últimos exercícios propostos.

Por exemplo no exercício sobre os Ingredientes eu tentava complicar o código e mesmo passando uma ou duas vezes perto de um código funcional sempre me parecia que faltava algo. (esse foi o único exercício em que decidi desistir e ver a resposta do instrutor)

Eu senti dificuldade de acompanhar as aulas sobre Array. Minha experiência nesse conteúdo foi de que o pulo na curva de aprendizado foi maior do que eu estava acostumado.

Eu estou revisando os códigos e fazendo anotações onde acho pertinente mas ainda sinto que tem uma lacuna em aberto e isso está me deixando inquieto.

Será que devo iniciar o curso de Lógica II ou devo revisar mais os conteúdos do primeiro curso?

Se puderem também indicar algum outro conteúdo e/ou algum livro que me ajude nessa questão lógica ficaria grato.

4 respostas

Oi Guilherme tudo bem?

O que eu sugiro fazer é refazer o curso no modo desafiante. Toda vez que o professor pedir algum exercício você tenta ir um pouco mais além como fez esse aluno https://cursos.alura.com.br/forum/topico-indo-um-pouco-mais-longe-na-flor-81123 e depois eu instiguei a ir um pouco mais além rsrsrs.

Quantas vezes jogamos o mesmo jogo depois ter zerado ele, ou relemos aquele capítulo antes da prova . Porque não fazer o mesmo agora não é?

Se quiser dar uma olhadinha na parte 2 fique a vontade, se achar que falta mais lógica volte para a parte 1.

Aqui tem alguns livros da editora da casa https://www.casadocodigo.com.br/search?type=product&q=l%C3%B3gica

Dá uma olhadinha, e qualquer coisa volta a falar com a gente. Não se preocupe tanto no fim da jornada mas sim na jornada. Aproveite esse momento de aprendizagem que ele é único!!!

Eu comecei a reescrever alguns dos códigos com as funções passadas posteriormente e/ou tomo nota de que complementos poderiam ser feitos. (mesmo que eu não consiga traduzir os complementos em código ainda, sinto que tenho dificuldade em transcrever o código mesmo que o caminho esteja claro na minha cabeça)

Não sei se isso é comum entre programadores iniciantes, mas a questão lógica de como entregar o resultado em alguns casos fica nebuloso e difícil de transcrever ou sempre opto pelo caminho mais longo.

Eu comecei Lógica II e até então não me pareceu ser uma continuidade direta de Lógica I, o padrão e os códigos demonstrados até agora não seguem a complexidade do último exercício proposto em Lógica I, então vou continuar nessas duas frentes:

• Repassar os exercícios onde encontrei dificuldade no primeiro curso.

• Continuar Lógica II enquanto eu assimilar os conteúdos.

Agradeço a resposta!

É comum entre programadores iniciantes não saber o melhor caminho a seguir e ir por um caminho mais longo.

Com o tempo e prática você vai pegando o jeito, comigo foi assim também.

solução!

Perfeito!

Vou continuar os estudos e aparecendo qualquer dúvida volto a procurar o fórum.