1
resposta

Dificuldades de habilitar o wi-fi no primeiro boot do Home Assistant

Olá pessoal, espero que esteja tudo bem com todos vocês! Estou emperrado nessa parte há um bom tempo, espero que possam me ajudar =)

Eu uso um Mac e possuo um Raspberry Pi 3 B, nesse momento estou viajando fora do Brasil por algumas semanas e não conseguirei acesso a uma conexão ethernet. Minha única alternativa é conseguir acesso via wi-fi, porém mesmo seguindo os tutoriais disponíveis na rede, não consigo conectar ˜o bendito˜ em minha rede.

Estou seguindo esse tutorial, muito bem feito, porém é seguido em um sistema Windows. Tutorial: https://www.juanmtech.com/guide-to-home-assistant

A parte que acho que estou errando é na hora de salvar o arquivo my-network dentro do SD card ou de um USB stick. No Mac, o processo de salvar um arquivo sem extensão, transforma o arquivo é um executável unix, diferente do windows que somente fica como um ícone blank file.

Alguém já passou por algo parecido ou pode me ajudar a soluciona meu problema de conectividade Raspberry <> Wi-Fi?

Sou grato desde já!

1 resposta

Oi Hugo, como você está? Espero que esteja bem ^-^

Sinto muito pela demora em obter um posicionamento em sua dúvida.

Como você está gerando esse arquivo sem extensão? Já tentou criá-lo pelo terminal? Caso não, tente:

touch nome_do_arquivo

Depois que você formata o USB com as credenciais, ao colocá-lo no RPI aparece algum erro de conexão? O pendrive está sendo reconhecido?

Verifique também o formato de arquivos do pendrive, que deve ser FAT32.

Outra alternativa, é tentar fazer essa configuração após a gravação no cartão SSD, antes de colocá-lo no RPI:

Qualquer dúvida estou por aqui, tá bom?

Abraços e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software