1
resposta

Dificuldades

As maiores dificuldades com o foco no hora de estudar são: 1- Ligações no celular na hora do aprendizado. 2- Coisas corriqueiras do dia a dia que passam pela cabeça enquanto se está estudando(que é o que eu acho que atrapalha mais, pois começa com uma coisa pequena e quando você percebe já está pensando em outras, pois uma coisa vai puxando a outra). 3- Perder um pouco de tempo com jogos e redes sociais, mas geralmente é antes de começar o estudo e não durante, mas esse tempo de estudo poderia ser maior se eu não tivesse ficado procrastinando na internet antes.

Acredito que a 1 e a 3 sejam mais fáceis de resolver, mas quanto aos pensamentos que vem aleatoriamente na cabeça quando se está vendo aula eu não sei o que fazer, nunca tentei a dica de escrever no papel pra ver se funciona, mas vou tentar.

1 resposta

Olá, Eric! Tudo bem?

Entendo perfeitamente suas dificuldades, pois são bem comuns quando estamos tentando nos concentrar nos estudos. Vamos tentar encontrar algumas estratégias para lidar com elas:

1- Ligações no celular: Uma sugestão seria colocar o celular no modo silencioso ou até mesmo no modo avião durante seus períodos de estudo. Assim, você evita interrupções indesejadas.

2- Pensamentos aleatórios: Isso é absolutamente normal, nosso cérebro está sempre trabalhando e às vezes pode ser difícil controlar o fluxo de pensamentos. A técnica que você mencionou, de escrever os pensamentos no papel, pode ser muito útil. Quando um pensamento intrusivo aparecer, anote-o e prometa a si mesmo que voltará a ele mais tarde. Assim, você pode liberar esse pensamento e voltar a focar nos estudos. Além disso, técnicas de meditação e mindfulness podem te ajudar a treinar sua mente a se concentrar no momento presente.

3- Procrastinação com jogos e redes sociais: Uma estratégia eficaz pode ser definir horários específicos para essas atividades. Por exemplo, você pode se permitir 30 minutos de tempo nas redes sociais ou jogos após completar uma sessão de estudo. Isso pode servir como uma recompensa e motivá-lo a concluir seus estudos.

O importante é experimentar diferentes estratégias e ver o que funciona melhor para você. Não existe uma solução única para todos, então não se desanime se a primeira estratégia que você tentar não funcionar tão bem quanto esperado.

Bons estudos!