eu também, passei algumas horas nessa aula. Voltando, pensando, escrevendo... na parte que ele cria uma
var achou = false;
e manter essa variável como um critério para a mensagem do alert de "você errou", eu achei muito mirabolante e criativo.
eu ate entendi, mas eu gosto de tentar de resolver antes do professor mostrar, e pensei, pensei e nunca passou por minha cabeça fazer isso...
sobre a questão das posições, não tem muito segredo pra achar. Só precisa lembrar que array começa contado a primeira posição com 0.
por exemplo, se uma array tem 4 elementos,
então são três posições, 0, 1, 2, 3.
var array = [1,2,3,4]
ai acima tem uma array de 4, então se eu pegar a posíção 0 dela, eu pego o elemento 1. Se eu pegar a posição 1, eu pego o elemento 2.
Aprender a usar contadores para traçar repetições é muito bom, pq ai depende mesmo de pegar os dados que você tem e "começar" a andar pra trás e ir achando as variáveis e funções que você vai precisar, vc sempre tem que partir dos dados que você tem, para abstrair a partir deles. E o código quando for construir, não precisa ser em uma ordem linear, tudo certinho e tudo dando certo em cada execução. Vc vai resolvendo, e uma coisa vai pedindo outra
e ai é só ir montando o código. Nessa aula, o professor fez isso. Ele resolveu o problema do .lenght e depois voltou e resolveu o problema do "você errou" que estava aparecendo mesmo quando acertava.
Nessa aula, o uso do .lenght para retornar o numero de elementos dentro do array foi muito util.
Mas essa dificuldade é normal, e com a prática a gente fica bom, depois de um tempo revendo, vc vai começando a pegar os insights e entender melhor.