Daniella, eu tive o mesmo problema. Fiz como vc, procurei vídeo aulas fora, li uma apostila da Caelum e realmente deu uma clareada. Porém o que mais fixou os conceitos na minha cabeça foi ir adiante nos cursos da formação, por que é colocado em prática em um outro contexto, simulando uma aplicação real para um determinado determinado objetivo, como a criação de uma classe para extrair informações de uma URL como no próximo curso e de uma conta de investimentos novamente como vimos no primeiro curso de OO porém aplicando conceitos de listas e tuplas no curso Python Collections.
Tenta absorver o que puder, principalmente os conceitos de classe, instâncias, métodos, herança e reforçar um pouco do polimorfismo, esse último é mais complicado por isso realmente é bom tentar entender apenas o conceito também.
Não se prenda a entender tudo antes de avançar para o próximo curso, pois será reforçado a medida que avança na formação. E acredito que até nas posteriores caso tenha que usar. Funcionou assim pra mim, estou terminando o Python Collections I e venho entendo um pouquinho mais a cada dia.
Espero que ajude, conte com a comunidade sempre.