1
resposta

Dificuldade na formulação de perguntas qualitativas

Estou com certa dificuldade em formular perguntas com objetivo de descobrir as motivações e dificuldades dos usuários, as minhas perguntas acabam ficando enviesadas demais e dá muito na cara o que eu quero saber.

Alguma dica ou modelo para que eu possa melhorar e diversificar o repertório de perguntas?

1 resposta

Olá Franjefferson, tudo bem?

Vou te passar uns links com dicas para fazer entrevistas, ok?

Além disso, fazer perguntas abertas é uma tarefa difícil e requer muito treino. Uma ótima forma de criar perguntas abertas é pensando no que você quer saber e transformando isso em uma pergunta simples.

Exemplo: Eu gostaria de saber se o usuário já passou por algum problema usando meu app. Ao entrevistá-lo, eu pergunto "Você já teve alguma dificuldade ao utilizar meu produto?". Depois da primeira resposta, você pode fazer perguntas do tipo "o que te chateou ao usar o produto?", "porque isso foi uma experiência ruim para você?".

É necessário perguntar os motivos, sempre faça perguntas simples e deixe o usuário falar tudo o que sente. Também é super importante ter uma escuta ativa, preste atenção nos detalhes e faça anotações!

E fique tranquilo, com a prática as suas pesquisas vão se tornando mais simples e menos enviezadas =)

Bons estudos

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software