30
respostas

Dificuldade na configuração do servidor

Na aula “Usando a API do jakarta EE” estou tendo dificuldade em conseguir acompanhar os passos.

1)    A guia Servers não aparecia de jeito nenhum. Verifiquei, pesquisando na Internet, que o meu eclipse estava sem WEB TOOLS. Baixei e instalei o plugin e apareceu.

2)    Após a importação dos arquivos do projeto, vários itens que aparecem na tela do instrutor não aparecem na minha. Utilizando o Project explorer, exatamente     como o instrutor, só aparecem, na pasta do projeto:
    a.    JRE System Library
    b.    Target
    c.    Pom.xml


3)    E na configuração do servidor, provavelmente em função do acima, a aplicação agendamento-email não aparece como disponível.

Queria ajuda para saber o que estou fazendo errado na importação, ou se preciso baixar alguma coisa que está faltando no eclipse.

Obrigado.

30 respostas

Luiz, bom dia. Você importou a aplicação que disponibilizamos no curso? Se sim, você realizou o maven update?

Sim. Haviam 2 arquivos. o pom.xml e .gitignore. Este último possui apenas uma linha com : /target/

Sim, fiz o Maven Update. Assim como tentei, olhando outra dúvida aqui, o BUILD PATH. No BP aparece na aba Source as pastas main e test com erro. Dei o Apply and close. Apareceram as pastas, mas vazias. Olhando novamente no BP (Source) elas não apresentam mais erro ... no entanto, o projeto ainda não aparece na lista para a configuração do WildFly.

Engraçado. Ambos estão configurados no mesmo workspace?

sim, só tenho um workspace. Mas com certeza estou fazendo alguma besteira. Os arquivos são só estes mesmos ???Meu eclipse é o 202103 (4.19,0) . JDK 15.0.2

Você falou de workspace... gerei como você havia feito, a pasta dentro do workspace e o resultado foi o mesmo: apenas A pasta (agendamento-email), e nela JRE System Library [JavaSE-14]; pasta "target" e pom.xml.

abrindo o Maven, com o lado direito sobre a pasta do projeto, traz algumas opções, mas (Update Project) com (Force Update of Snapshots/Releases) marcado, não provoca nenhuma alteração nos arquivos do projeto.

No Build Path aparece os sources : agendamento-email;scrc/main/java e agendamento-email;scrc/test/java (Missing).

Luiz, quando você instalou o seu servidor, você viu alguma pasta server criada? Provavelmente no seu workspace tb.

Não. Reparei isso no seu eclipse. Existia uma pasta servers que no meu não aparece. Não achei relevante por poder ser de algum outro projeto...

no meu workspace não tem nenhuma pasta servers ...

Vamos ver se pode ser isso? Veja se vc acha essa pasta servers no seu pc e vamos levar para o seu workspace.

Tem uma toda em letras maiúsculas em c:\Windows\System32\spool (meu computador é de 64 bits) melhor copiar ... Pasta vazia. Também tem um xml atualizado na segunda 29. Vários arquivos.

Vazia e sem arquivos ocultos.

Não é essa, você tem que ter uma pasta de instalação do seu wildfly. Como você faz a instalação através da IDE, muito provavelmente ela estará no seu workspace. Tenta desinstalar o server que vc instalou e instala de novo, tentando seguir o passo a passo do vídeo.

Oi João. É. Eu parava quando não aparecia a aplicação. Não parei. Continuei e o servidor foi iniciado. com alguns warnings como pode ser visto abaixo. E não mostrou a aplicação agendamento-email na servers. foi a única linha de discrepância com a sua tela.

Abaixo as últimas linhas do log com o warning.

16:30:35,727 INFO [org.jboss.ws.common.management] (MSC service thread 1-8) JBWS022052: Starting JBossWS 5.4.2.Final (Apache CXF 3.3.9)

16:30:36,676 WARNING [io.netty.channel.DefaultChannelId] (MSC service thread 1-7) Failed to find the current process ID from ''; using a random value: 226750358

16:30:39,697 WARN [org.jboss.activemq.artemis.wildfly.integration.recovery] (MSC service thread 1-7) AMQ122018: Could not start recovery discovery on XARecoveryConfig [transportConfiguration=[TransportConfiguration(name=, factory=org-apache-activemq-artemis-core-remoting-impl-netty-NettyConnectorFactory) ?port=61616&localAddress=127-0-0-1&useNio=true&host=localhost&useNioGlobalWorkerPool=true], discoveryConfiguration=null, username=guest, password=****, JNDI_NAME=java:/JmsXA], we will retry every recovery scan until the server is available 16:30:39,702 INFO [org.apache.activemq.artemis.ra] (MSC service thread 1-7) AMQ151007: Resource adaptor started 16:30:39,703 INFO [org.jboss.as.connector.services.resourceadapters.ResourceAdapterActivatorService$ResourceAdapterActivator] (MSC service thread 1-7) IJ020002: Deployed: file://RaActivatoractivemq-ra 16:30:39,709 INFO [org.jboss.as.connector.deployment] (MSC service thread 1-7) WFLYJCA0002: Bound Jakarta Connectors ConnectionFactory [java:/JmsXA] 16:30:39,710 INFO [org.jboss.as.connector.deployment] (MSC service thread 1-3) WFLYJCA0118: Binding connection factory named java:/JmsXA to alias java:jboss/DefaultJMSConnectionFactory 16:30:40,264 INFO [org.jboss.as.server] (Controller Boot Thread) WFLYSRV0212: Resuming server 16:30:40,268 INFO [org.jboss.as] (Controller Boot Thread) WFLYSRV0025: WildFly Preview 23.0.0.Final (WildFly Core 15.0.0.Final) started in 16267ms - Started 334 of 575 services (351 services are lazy, passive or on-demand) 16:30:40,275 INFO [org.jboss.as] (Controller Boot Thread) WFLYSRV0060: Http management interface listening on http://127.0.0.1:9990/management 16:30:40,276 INFO [org.jboss.as] (Controller Boot Thread) WFLYSRV0051: Admin console listening on http://127.0.0.1:9990

Se você clicar com o botão direito nele, você não consegue deployar a aplicação?

Opa ... ele não estava marcado como Deployable. Marquei e passou a aparecer na aba Servers : /agendamento-email [Started, Syncronized]. O projeto no Project Explorer sempre esteve com um triangulo amarelo com interrogação, continua. Como faço o deploy ???

Você pode colar aqui o log completo? Depois que startou.

parei o servidor e quando abri novamente ... :

16:53:04,387 INFO [org.jboss.as.server] (ServerService Thread Pool -- 46) WFLYSRV0010: Deployed "agendamento-email" (runtime-name : "agendamento-email") 16:53:04,388 INFO [org.jboss.as.server] (ServerService Thread Pool -- 46) WFLYSRV0010: Deployed "pom.xml" (runtime-name : "pom.xml")

Agora foi =)

mas o projeto esta ainda com a exclamação e sem os arquivos .... src por exemplo ....

Você não tinha dado o apply e tinha aparecido?

Warnings:

16:52:59,464 WARN [org.jboss.as.txn] (ServerService Thread Pool -- 76) WFLYTX0013: The node-identifier attribute on the /subsystem=transactions is set to the default value. This is a danger for environments running multiple servers. Please make sure the attribute value is unique.

16:52:59,823 WARN [org.wildfly.extension.elytron] (MSC service thread 1-6) WFLYELY00023: KeyStore file 'C:\Users\luizm\eclipse-workspace\WildFly\wildfly-preview-23.0.0.Final\standalone\configuration\application.keystore' does not exist. Used blank.

16:52:59,895 WARN [org.wildfly.extension.elytron] (MSC service thread 1-6) WFLYELY01084: KeyStore C:\Users\luizm\eclipse-workspace\WildFly\wildfly-preview-23.0.0.Final\standalone\configuration\application.keystore not found, it will be auto generated on first use with a self-signed certificate for host localhost

16:53:00,665 WARN [org.jboss.as.domain.management.security] (MSC service thread 1-4) WFLYDM0111: Keystore C:\Users\luizm\eclipse-workspace\WildFly\wildfly-preview-23.0.0.Final\standalone\configuration\application.keystore not found, it will be auto generated on first use with a self signed certificate for host localhost

16:53:01,672 WARNING [io.netty.channel.DefaultChannelId] (MSC service thread 1-1) Failed to find the current process ID from ''; using a random value: -218023799

Você não tinha dado o apply e tinha aparecido?

No Project Explorer não. Apareceu na aba servers.

As duas pastas continuam com o erro lá no build path?

Sim ....

E isso aqui que você tinha feito?

"Sim, fiz o Maven Update. Assim como tentei, olhando outra dúvida aqui, o BUILD PATH. No BP aparece na aba Source as pastas main e test com erro. Dei o Apply and close. Apareceram as pastas, mas vazias. Olhando novamente no BP (Source) elas não apresentam mais erro ... no entanto, o projeto ainda não aparece na lista para a configuração do WildFly."

Desta vez não está habilitando o nem o Apply nem o Apply e Close. Nem marcando a permissão de pastas de saída para pastas fonte ...

Fechei e entrei novamente. Apareceram as pastas de src main e test. Perfeito.

Agora só não aparece, da tua tela Os deployment discription e resources alem do JAX-WS.

Precisa destes também ???

Esse projeto que tava dando problema era o mesmo do começo do post ou você baixou um novo? Tentar da um force update no projeto e vamos ver se muda alguma coisa, senão podemos ir tentando caminhar no curso e vê se apresentará outro problema. O que acha?

O Projeto era o mesmo. Mas deletei e comecei tudo de novo baixando desta vez no workspace.

Dei o force e não mudou nada.

Mas concordo. Pode ser que dê pra continuar. Se der algum erro pra frente eu grito.

Muito Obrigado e desculpe pelo trabalho. Valeu.

Beleza, Luiz. Sempre que precisar, conte conosco.

João, bom dia.

A Resposta é para ciência e ajuda a outros poucos. Não estava conseguindo dar continuidade. A falta dos arquivos. Me inscrevi em um curso de Maven aqui no Alura pra ver se entendia melhor.. Gostei do curso e do Maven. Mas não tinha nada que me ajudasse com o erro que estava se apresentando. Pedi ajuda externa, e o amigo chegou a conclusão semelhante à sua... o meu eclipse estava estranho. Desinstalei o Eclipse, e quando da reinstalação, percebi o erro cometido. Quando da instalação original, cliquei na Instalação, na primeira opção... : for Java Developers. Logo abaixo existe a opção, que utilizei agora: for Java and Web Developers. Tudo Funcionando. Criou tudo direitinho.

Obrigado e desculpe.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software