11
respostas

Dificuldade instalação Oracle

Já existe um serviço do Oracle DataBase Express Edition nesta máquina.

Ps.: Já desinstalei o que poderia dar de conflito.

11 respostas

Olá Betina, tudo bem?

Poderia disponibilizar mais detalhes do seu ambiente para possamos entender seu problema mais claramente, qual a versão do seu sistema operacional? Você já tinha uma outra versão do Oracle instalado na sua máquina ? Qual a versão está tentando instalar agora? Ocorreu erros quando tentou instalar ? Se sim poderia informar quais foram os erros?

Aguardo o seu retorno!

Olá!

  • Versão do seu sistema operacional? Windows 10, 64 bits.

  • Você já tinha uma outra versão do Oracle instalado na sua máquina? Não.

  • Qual a versão está tentando instalar agora? OracleXE184_Win64

    • Ocorreu erros quando tentou instalar ? Ao realizar o passo-a-passo do professor baixei o sistema Oracle na máquina e ao executá-lo, logo após de aceitar os termos o sistema apresenta a mensagem "Já existe um serviço do Oracle DataBase Express Edition nesta máquina."
  • Se sim poderia informar quais foram os erros?

• Versão Windows - Aprovado

• Privilégios Administrativos - Aprovado

• Oracle Database Express Edition Service Preexistente - Já existe um serviço do Oracle DataBase Express Edition nesta máquina

Betina, você pode seguir esse passo a passo para remover o Oracle completamente devido a sua primeira tentativa de instalação, como também remover todas as referências para os serviços que tem associados ao Oracle e em seguida tentar instalar novamente:

*1. * Desinstale o Oracle;

2. Abra o Editor de Registro do Windows;

3. Exclua a chave de registro HKEY_LOCAL_MACHINE/SOFTWARE/Oracle;

4. Se você estiver usando um Windows 64-bits, exclua também a chave de registro HKEY_LOCAL_MACHINE/SOFTWARE/Wow6432Node/Oracle;

5. Exclua todas as referências para serviços Oracle dentro desta parte do registro: HKEY_LOCAL_MACHINE/SYSTEM/CurrentControlSet/Services;

6. Reinicie o seu computador;

7. Exclua a pasta "C:\Oracle", ou a pasta configurada como ORACLE_BASE;

8. Exclua a pasta "C:\Program Files\Oracle";

9. Exclua a pasta do Oracle do menu iniciar;

10. Esvazie a pasta "C:\Temp";

11. Esvazie a Lixeira.

Tenha cuidado ao editar os registros do Windows, para não excluir os registros errados.

estou com dificuldades em instalar o oracle, está mais de 12hrs e nao termina a instalacao

Bruno, boa tarde! Te indico em fechar o programa e seguir com o curso. O meu computador já havia sido instalado o programa e conseguir dar continuidade no curso sem problemas. (aqui é uma dica, mas aguarde a tutoria)

Olá Bruno, tudo bem?

Poderia disponibilizar mais detalhes do seu ambiente? Qual a versão do seu sistema operacional? E qual a versão do Oracle está tentando instalar ? Onde exatamente a instalação está paralisada, poderia tirar um print da tela upar no imgur e disponibilizar o link aqui para podermos acessar?

Aguardo o seu retorno!

Oilá, obrigado pela atenção. Então, meu sistema é win10 pro, já tentei a instalação três vezes e não sei se é uma informação útil que eu uso ssd, mas vou tentar num hd também. o oracle é o mesmo do curso, o 18c xe. vi usuários no youtube relatando o mesmo problema mas não achei nada que me ajudasse, a tela fica parada no 'criando o oracle xe database', faltando um dedo para completar ela fica a vida toda ali. https://imgur.com/a/4Nk825S (tela infinita). Fiz o que a Betina disse, estou dando prosseguimento, mas sem o programa fica difícil absorver muita coisa. obrigado.

Certo Bruno, mas seu Windows é 64 ou 32 bits? Apareceu uma tela do Windows Defender Firewall para que fosse permitido o acesso? Desconfio que seja algo barrando a conclusão da sua instalação.

Oilá Danielle, meu sistema é 64 bits e verifiquei que o win defender não está ativado, pois uso o antivírus eset e ele desabilita o defender. Sim, tem algo que não deixa finalizar mas eu não sei o que é ): você me sugere fazer algo ?

Bom Bruno, pode ser exatamente o antivírus que esteja bloqueando, você poderia desativa-lo e tentar realizar a instalação novamente e em seguida ativa-lo novamente, antes de tentar instalar você poderia realizar o passo a passo que indiquei a Betina para remover qualquer arquivo da primeira instalação. Você poderia tentar dessa forma Bruno?

Oilá, eu consegui instalar o oracle, mas tive que formatar minha máquina. obrigado pela atenção.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software