Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

11
respostas

Dificuldade instalação Oracle

Já existe um serviço do Oracle DataBase Express Edition nesta máquina.

Ps.: Já desinstalei o que poderia dar de conflito.

11 respostas

Olá Betina, tudo bem?

Poderia disponibilizar mais detalhes do seu ambiente para possamos entender seu problema mais claramente, qual a versão do seu sistema operacional? Você já tinha uma outra versão do Oracle instalado na sua máquina ? Qual a versão está tentando instalar agora? Ocorreu erros quando tentou instalar ? Se sim poderia informar quais foram os erros?

Aguardo o seu retorno!

Olá!

• Versão do seu sistema operacional? Windows 10, 64 bits.

• Você já tinha uma outra versão do Oracle instalado na sua máquina? Não.

• Qual a versão está tentando instalar agora? OracleXE184_Win64

• Ocorreu erros quando tentou instalar ? Ao realizar o passo-a-passo do professor baixei o sistema Oracle na máquina e ao executá-lo, logo após de aceitar os termos o sistema apresenta a mensagem "Já existe um serviço do Oracle DataBase Express Edition nesta máquina."
  • Se sim poderia informar quais foram os erros?

• Versão Windows - Aprovado

• Privilégios Administrativos - Aprovado

• Oracle Database Express Edition Service Preexistente - Já existe um serviço do Oracle DataBase Express Edition nesta máquina

Betina, você pode seguir esse passo a passo para remover o Oracle completamente devido a sua primeira tentativa de instalação, como também remover todas as referências para os serviços que tem associados ao Oracle e em seguida tentar instalar novamente:

*1. * Desinstale o Oracle;

2. Abra o Editor de Registro do Windows;

3. Exclua a chave de registro HKEY_LOCAL_MACHINE/SOFTWARE/Oracle;

4. Se você estiver usando um Windows 64-bits, exclua também a chave de registro HKEY_LOCAL_MACHINE/SOFTWARE/Wow6432Node/Oracle;

5. Exclua todas as referências para serviços Oracle dentro desta parte do registro: HKEY_LOCAL_MACHINE/SYSTEM/CurrentControlSet/Services;

6. Reinicie o seu computador;

7. Exclua a pasta "C:\Oracle", ou a pasta configurada como ORACLE_BASE;

8. Exclua a pasta "C:\Program Files\Oracle";

9. Exclua a pasta do Oracle do menu iniciar;

10. Esvazie a pasta "C:\Temp";

11. Esvazie a Lixeira.

Tenha cuidado ao editar os registros do Windows, para não excluir os registros errados.

estou com dificuldades em instalar o oracle, está mais de 12hrs e nao termina a instalacao

Bruno, boa tarde! Te indico em fechar o programa e seguir com o curso. O meu computador já havia sido instalado o programa e conseguir dar continuidade no curso sem problemas. (aqui é uma dica, mas aguarde a tutoria)

Olá Bruno, tudo bem?

Poderia disponibilizar mais detalhes do seu ambiente? Qual a versão do seu sistema operacional? E qual a versão do Oracle está tentando instalar ? Onde exatamente a instalação está paralisada, poderia tirar um print da tela upar no imgur e disponibilizar o link aqui para podermos acessar?

Aguardo o seu retorno!

Oilá, obrigado pela atenção. Então, meu sistema é win10 pro, já tentei a instalação três vezes e não sei se é uma informação útil que eu uso ssd, mas vou tentar num hd também. o oracle é o mesmo do curso, o 18c xe. vi usuários no youtube relatando o mesmo problema mas não achei nada que me ajudasse, a tela fica parada no 'criando o oracle xe database', faltando um dedo para completar ela fica a vida toda ali. https://imgur.com/a/4Nk825S (tela infinita). Fiz o que a Betina disse, estou dando prosseguimento, mas sem o programa fica difícil absorver muita coisa. obrigado.

Certo Bruno, mas seu Windows é 64 ou 32 bits? Apareceu uma tela do Windows Defender Firewall para que fosse permitido o acesso? Desconfio que seja algo barrando a conclusão da sua instalação.

Oilá Danielle, meu sistema é 64 bits e verifiquei que o win defender não está ativado, pois uso o antivírus eset e ele desabilita o defender. Sim, tem algo que não deixa finalizar mas eu não sei o que é ): você me sugere fazer algo ?

Bom Bruno, pode ser exatamente o antivírus que esteja bloqueando, você poderia desativa-lo e tentar realizar a instalação novamente e em seguida ativa-lo novamente, antes de tentar instalar você poderia realizar o passo a passo que indiquei a Betina para remover qualquer arquivo da primeira instalação. Você poderia tentar dessa forma Bruno?

Oilá, eu consegui instalar o oracle, mas tive que formatar minha máquina. obrigado pela atenção.