Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dificuldade em popular o banco de dados

Olá, estou seguindo a formação java desde o início, mas tenho tido um problema que não estou conseguindo resolver. Ao estabelecer a conexão com o Postgres, observo que as tabelas são criadas conforme o esperado, mas, após a consulta por uma série (ainda no console), em vez de persistir os dados no BD, a aplicação quebra. O erro indica problema de SSL, handshake, coisas do tipo. Estou no computador da empresa onde trabalho e os padrões de segurançao são estritos. Já configurei tudo o que podia quanto ao proxy, liberei o programa no firewall, configurei as chamadas http para ignorar ssl, mas ainda assim não obtenho resultado. Há algo mais que eu possa fazer para conseguir "enxergar" a prática do curso no frontend? Pois embora programe tudo de acordo com as aulas, não tenho dados no BD para ilustrar a página do Screenmatch. Ou será que seria possível obter já o banco de dados populado para inserir no Postgres?

1 resposta
solução!

Olá Clarissa! Tudo bem?

Primeiro, sobre o problema de SSL e handshake, isso geralmente ocorre devido a uma configuração de segurança que impede a conexão segura com o banco de dados. Como você mencionou que está no computador da empresa, pode ser que haja políticas de segurança adicionais que você não pode alterar.

Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar:

1. Desabilitar SSL no Postgres: Se possível, tente desabilitar a exigência de SSL no seu banco de dados Postgres. Você pode fazer isso adicionando ?ssl=false na string de conexão. Por exemplo:

jdbc:postgresql://localhost:5432/seuBancoDeDados?ssl=false

2. Postgres no Docker: se as políticas de segurança da empresa estão dificultando muito, uma alternativa é utilizar um Docker, pois normalmente, está fora da rede corporativa, para evitar essas restrições.

Para criar um Docker com o PostgreSQL recomendo a leitura do seguinte artigo: PostgreSQL e pgAdmin com Docker Compose

3. Scripts de População: Outra opção é criar scripts SQL para popular o banco de dados manualmente. Aqui está um exemplo simples de como você pode fazer isso:

INSERT INTO series (nome, genero, ano) VALUES ('Breaking Bad', 'Drama', 2008);
    INSERT INTO series (nome, genero, ano) VALUES ('Stranger Things', 'Sci-Fi', 2016);

Para verificar se o problema está realmente relacionado ao SSL, você pode tentar conectar-se ao banco de dados usando uma ferramenta de administração como pgAdmin ou DBeaver e ver se consegue estabelecer a conexão sem problemas.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.