Bom dia a todos.
Eu ainda estou na aula 4, mas fui tentar aplicar os conceitos aprendidos até o momento no meu trabalho. Só para contextualizar, eu trabalho em uma empresa de cursos preparatórios, que possui filiais em algumas cidades e formação de turmas por todo o ano, com durações (ciclos) diferentes.
O problema acontece no momento em que tento agregar as entidades em dimensões. As entidades são "Atendentes comercial", "unidade", "turma", "ciclo", "setor" e "atendentes cobrança" Já os índices são "número de matrículas", "número de alunos ativos", "faturamento", "Custos", "Carteira de inadimplência", "Negociações" e "Valor recebido de inadimplentes". Meu pensamento primeiramente foi organizar os dados do macro para o micro. Nesse pensamento já tive o problema de duas entidades no nível mais alto convergirem para uma mesma entidade no nível imediatamente abaixo. Por fim, as duas entidades que compõem o nível "folha" surgem de uma mesma entidade no nível imediatamente superior (o desenho ficou no formato de uma estrela ninja, digamos assim).
Imaginei que o problema fosse a entidade "setor", que eu não consegui conciliar na estrutura. Então eu resolvi fazer o exercício sem essa entidade, e o resultado acabou ficando ainda mais estranho. O nível mais alto acabou ficando as atendentes de cobrança, que em teoria seria o nível micro (apesar de uma atendente ter em suas responsabilidade várias unidades).
Eu gostaria de saber se meu pensamento está correto, se pelo o que relatei dá para identificar alguma falha em meu procedimento ou ao menos alguma dica de como lidar ou identificar quais são as hierarquias e as dimensões para montar as tabelas de dimensões.
Obrigado pela atenção.