Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Dificuldade em organizar as entidades em hierarquias e dimensões

Bom dia a todos.

Eu ainda estou na aula 4, mas fui tentar aplicar os conceitos aprendidos até o momento no meu trabalho. Só para contextualizar, eu trabalho em uma empresa de cursos preparatórios, que possui filiais em algumas cidades e formação de turmas por todo o ano, com durações (ciclos) diferentes.

O problema acontece no momento em que tento agregar as entidades em dimensões. As entidades são "Atendentes comercial", "unidade", "turma", "ciclo", "setor" e "atendentes cobrança" Já os índices são "número de matrículas", "número de alunos ativos", "faturamento", "Custos", "Carteira de inadimplência", "Negociações" e "Valor recebido de inadimplentes". Meu pensamento primeiramente foi organizar os dados do macro para o micro. Nesse pensamento já tive o problema de duas entidades no nível mais alto convergirem para uma mesma entidade no nível imediatamente abaixo. Por fim, as duas entidades que compõem o nível "folha" surgem de uma mesma entidade no nível imediatamente superior (o desenho ficou no formato de uma estrela ninja, digamos assim).

Imaginei que o problema fosse a entidade "setor", que eu não consegui conciliar na estrutura. Então eu resolvi fazer o exercício sem essa entidade, e o resultado acabou ficando ainda mais estranho. O nível mais alto acabou ficando as atendentes de cobrança, que em teoria seria o nível micro (apesar de uma atendente ter em suas responsabilidade várias unidades).

Eu gostaria de saber se meu pensamento está correto, se pelo o que relatei dá para identificar alguma falha em meu procedimento ou ao menos alguma dica de como lidar ou identificar quais são as hierarquias e as dimensões para montar as tabelas de dimensões.

Obrigado pela atenção.

3 respostas

Oi Eric! Como vai?

Estou aqui para te ajudar, mas preciso entender melhor o seu problema. Você está fazendo essa organização num nível conceitual certo? Ainda não está aplicando a nenhuma ferramenta?

O que você quer dizer com carteira de inadimplência? É um identificador, ou um valor em reais?

Vamos pensar no seu problema por partes, acredito que antes precisamos separar em grupos aquilo que você quer analisar.

Percebo que existem dados que são a nível de local, e outros que são a nível de pessoa. Eu faria a seguinte sugestão:

Primeiro vamos pensar em termos de local - existe uma hierarquia clara:

Unidade --> Setor --> Ciclo --> Turma

Os indicadores relacionados a essas hierarquias, que estarão presentes nas tabelas fato são: número de matrículas, número de alunos ativos, faturamento e custo.

Em termos de pessoal, também existe uma hierarquia:

Aluno --> Atendente

Os indicadores relacionados a essa hierarquia são: carteira, negociações e valor pago.

Podemos relacionar essas duas hierarquias através de aluno, pois todo aluno fará parte de uma turma.

Percebo que você não tinha considerado aluno como uma dimensão, mas pode ser uma solução interessante para o seu problema.

Espero ter ajudado de alguma forma, aguardo seu retorno!

Olá Marina.

Acho que eu fui um tanto afoito na hora de tentar aplicar o conteúdo da aula. Pelo que eu percebi, ainda não tenho o conhecimento necessário para implementar isso na empresa, então dei alguns passos para trás. Atualmente estou aprendendo SQL para então tentar focar em definitivo na extração de dados e no BI.

Eu só gostaria de validar se estou no caminho certo dessa vez, pois já interrompi várias vezes minha rota de estudos por perceber que estava deixando coisas importantes para trás.

Então, como eu disse, estou atualmente aprendendo sobre SQL. É por aqui que eu começo? Qual o curso daqui da alura que é mais recomendável para eu começar? Eu não possuo nenhum conhecimento prévio sobre base de dados.

Após isso irei voltar para a trilha do BI, com o processo de ETL. Depois, a implementação de um data warehouse e, finalmente, a análise dos dados.

solução!

Olá Eric !

Recomendo que siga com a formação de BI para ter uma visão mais integrada do processo como um todo! Depois de saber como todo o processo funciona, terá mais base para decidir no que gostaria de se especializar, ou que faz mais sentido pro seu desenvolvimento pessoal e a da sua empresa.

Depois dessa formação, temos sim cursos de SQL e SQL Server, além de cursos de análises de dados que podem te interessar.

Aqui está nossa formação de SQL Server: https://cursos.alura.com.br/formacao-microsoft-sql-server-2017

Todos os cursos de SQL: https://cursos.alura.com.br/category/data-bi#sql

E aqui a formação de Data Science, que se especializa em análises e visualização de dados: https://cursos.alura.com.br/formacao-data-science

Qualquer dúvida me avise! Bons estudos =)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software