3
respostas

Dificuldade em navegar entre os diretórios do Linux

Olá, espero que estejam bem.A questão que está me impedindo de eu prosseguir no processo de aprendizagem do curso sobre o linux é que, durante a aula o professor usa comandos que lhe dá retornos diferentes dos que aparece para mim. Por exemplo, quando ele digita "pwd" aperece o nome do diretório da seguinte maneira: " /home/ guilherme" e quando ele altera com "cd", para o "desktop" é bem sucedido, quando tento seguir seus passos, nada acontece da mesma maneira. Quando digito "pwd" aparece que estou em "/root", e quando tento mudar o diretório, não obtenho sucesso e aparece a seguinte mensagem " -bash: cd: desktop: No such file or directory". Com isso, gostaria de saber como ver todos os diretórios, se isso é possivel. E quando tento ver os arquivos com "ls" não aparece nada...

3 respostas

Boa tarde, Felipe. Tudo bem?

Quando comando "pwd" retorna /root é porque muito provavelmente voce pode ter feito um cd para esse diretório. Para você conseguir chegar ao diretório que você deseja, execute o seguinte comando:

cd /home/"seuusuario"

Obs: Substitua "seuusuario" para o diretório do seu usario no linux (dica: utilize o TAB para completar o campo)

Assim que fizer esse comando, poderá verificar que ao executar o "pwd" ele irá te retornar /home/seuusuario. Sendo assim, é possível utilizar o "ls" e você identificará o diretório Desktop.

Espero ter ajudado! :D

Olá, Lucas! Então, tentei encontrar meu nome de usuario e em seguida substituir no comando acima descrito e apareceu o seguinte: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Bom dia, Felipe Tudo bem?

Pelo seu print, você não colocou espaço entre o cd /home e no usuário você não precisa colocar as aspas.

Dica: Enquanto estiver preenchendo o comando, coloque a letra inicial do diretório que deseja acessar e pressione TAB para que o Linux complete corretamente o campo.

Tente fazer por partes:

Utilize o comando e pressione Enter:

cd /home

Após isso, utilize o comando ls para listar os diretórios dos usuários que estão dentro do /home

ls

Pra acessar o diretório do usuário que deseja, utilize o comando:

cd /home/nomedodiretório

Outra forma

cd ./nomedodiretório

Utilize o comando pwd novamente para confirmar que você está no diretório do usuário que deseja:

pwd

Depois utilize o comando ls para verificar os diretórios dentro do usuário

ls

Nesse momento deve aparecer os diretórios como Desktop, Download, Documentos. Para acessar eles é fazer o mesmo procedimento acima, utilizando cd

cd /home/nomedousuario/Desktop

ou

cd ./Desktop

Se ainda estiver com alguma dúvida, não deixe de responder aqui.

Espero que tenha ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software